home > notícias

MUNDO

27/04/2018

Uma viagem em Portugal ao som do Jazz

Com origem nos blues, das “work songs” dos escravos norte-americanos, do ragtime e do negro espiritual protestante, o Jazz merece uma data internacional pela forma como já marcou a história.

Inspirada também na música - uma arte que não precisa de traduções apreciada em qualquer parte do mundo, a momondo sugere eventos a não perder para celebrar o Dia Internacional do Jazz (30 de abril).

1. Águeda

A cidade de Águeda vai receber a 4ª edição do Pauta Jazz, entre os dias 29 de abril e 5 de maio, no Centro de Artes de Águeda. Um evento que reúne oficinas de jazz, cinema, jam sessions, masterclasses, exposições e concertos. Conta com os concertos do Septeto do Hot Clube de Portugal e da Orquestra de Jazz de Águeda, que encerra o festival.

2. Açores

Para os amantes do jazz, temos a perfeita desculpa para visitar a Ilha Terceira, nos Açores: A Associação Cultural Angrajazz assinala o dia 30 de abril com um concerto duplo de Wave Jazz Ensemble e Sónia Pereira, seguidos pelo Satori Trio, no Centro Cultural da Angra do Heroísmo, às 21h30. Se já não vai a tempo, saiba que a Associação organiza há 19 anos, em outubro, o Angrajazz um festival de referência em Portugal e um dos principais eventos culturais do arquipélago.

3. Braga

Guimarães vai homenagear os grandes mestres da era do Swing e do Jazz entre 28 e 30 de abril, no Largo da Oliveira. No primeiro dia do evento, pelas 16h00, a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra vai encher o largo de ritmo. No dia seguinte, é a Big Band Clube Fafense, à mesma hora, que vai ter o protagonismo. No dia 30, deixe-se levar pelo Convívio “Jazz, Sons e Lugares”, com os alunos e professores da Escola de Jazz do Convívio.

4. Leiria

O primeiro festival que promoveu o Jazz no centro do país, já soma 32 anos. A organização orgulha-se ao afirmar que muitos dos nomes conhecidos do Jazz em Portugal já tocaram no Festival, a maioria antes de serem conhecidos. O Festival começou a celebrar o Dia Internacional do Jazz desde o ano passado e, este ano, são as vozes da Big Band do Município  de Nazaré e da convidada especial Mariza Liz, que vão dar vida ao festival, no Cineteatro da Nazaré, às 21h30.

5. Castro Marim

Em Castro Marim, o Dia Internacional do Jazz é assinalado com um concerto daOrquestra de Jazz do Algarve. A orquestra conta com 18 músicos permanentes e é a única de jazz profissional do sul do país. O evento começa às 21h30 na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com entrada gratuita.

Fonte: Sapo Viagens



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/07/2018
Pelos labirintos de Fernando Pessoa
17/07/2018
Prêmio da Música Brasileira divulga lista dos indicados deste ano
17/07/2018
Isabel Minhós Martins é finalista de prémio literário norte-americano
17/07/2018
Summer Campus da Universidade do Algarve: uma experiência para a vida de dezenas de brasileiros
17/07/2018
Companhia de Dança quer Viseu como foco privilegiado de formação
17/07/2018
Algés volta a ser palco do NOS Alive nos próximos cinco anos