home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

27/04/2018

Portugal é dos que mais depende do turismo: vale nove em cada 100 euros na economia [Portugal]

Em Portugal, o turismo contribui diretamente para cerca de 9% do PIB, fazendo com que seja um dos países desenvolvidos onde a economia mais depende do setor, escreve a TSF. Só Espanha se mantém acima de Portugal, a liderar a tabela, onde o turismo vale diretamente 11% do PIB. País ultrapassa França, Itália, Áustria, Hungria e Grécia.

Os dados são de um estudo que se foca nas tendências do turismo na União Europeia na última década e até 2016. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, os dois países ibéricos lideram o crescimento do setor na Europa, com Portugal a ter a segunda maior percentagem não apenas da Europa, mas também dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O turismo português vale ainda 20% das exportações do país e 58% das exportações na área dos serviços. Por outro lado, apenas cerca de 40% dos portugueses fazem férias no estrangeiro, o que contribui para um saldo positivo na balança da economia. Entre as receitas dos turistas que chegam a Portugal e dos portugueses que saem, o país é um dos que mais fica a ganhar.  Em 2016, as receitas com turistas subiram 11% para 12,7 mil milhões de euros e os portugueses gastaram 3,8 mil milhões em férias lá fora, assim sendo, o balanço é positivo, com a economia nacional a ganhar quase 9 mil milhões de euros.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o setor está a ter um papel fundamental na recuperação das economias europeias, sobretudo na Europa de Sul, como é o caso de Portugal. O turismo contribui, assim, “para a criação de emprego” e para a “saúde da balança comercial” com o estrangeiro.

Fonte: Observador



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Governo vai reformular seguro para exportações [Brasil]
13/11/2018
Portugal registou uma das maiores descidas na taxa de desemprego em setembro [Portugal]
13/11/2018
Faturamento do setor de serviços em SP vai a R$ 29,3 bi e bate recorde [Brasil]
13/11/2018
Infraestruturas de Portugal já investiu até setembro mais que em todo ano de 2017 [Portugal]
13/11/2018
Produção na construção cresceu 4,2% em setembro [Portugal]
13/11/2018
Portugal está entre os melhores destinos para gozar a reforma [Portugal]