home > notícias

MUNDO

02/05/2018

Semana da língua portuguesa em Bissau arranca a discutir identidade da CPLP

A semana da língua portuguesa na Guiné-Bissau arranca esta quarta-feira em Bissau com uma conferência para debater a identidade, os desafios e as oportunidades da CPLP.

A semana da língua portuguesa na Guiné-Bissau arranca esta quarta-feira em Bissau com uma conferência para debater a identidade, os desafios e as oportunidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Até sábado, quando se assinala o dia da língua portuguesa, além da conferência Bissau vai acolher oficinas de escrita e produção literária, cinema, música e uma mostra de gastronomia dos países da CPLP em alguns restaurantes locais.

“É um programa variado que tem componentes diversos, literárias, linguísticas e uma componente gastronómica, tem também momentos de reflexão e, sobretudo, de discussão sobre aquilo que a CPLP esta quarta-feira representa e deverá representar no futuro a partir de um território, de um país, de um Estado-membro da CPLP que é a Guiné-Bissau”, afirmou o embaixador de Portugal em Bissau, António Alves de Carvalho. Segundo o diplomata, o programa contou com a “colaboração das embaixadas de Angola, Brasil e o consulado geral de Cabo Verde” em Bissau.

Sobre a conferência, dedicada ao tema “Identidade da CPLP: Desafios e Oportunidades”, o embaixador de Portugal disse que visa abordar o “multilateralismo muito particular”, “muito exclusivo” da CPLP e discutir a sua afirmação como um “espaço de liberdade de circulação de pessoas, bens, capitais, de investimento, empreendedorismo e de afirmação de uma marca, CPLP, e que dê lugar também à voz dos empresários”.

Fonte: Observador



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/07/2018
Pelos labirintos de Fernando Pessoa
17/07/2018
Prêmio da Música Brasileira divulga lista dos indicados deste ano
17/07/2018
Isabel Minhós Martins é finalista de prémio literário norte-americano
17/07/2018
Summer Campus da Universidade do Algarve: uma experiência para a vida de dezenas de brasileiros
17/07/2018
Companhia de Dança quer Viseu como foco privilegiado de formação
17/07/2018
Algés volta a ser palco do NOS Alive nos próximos cinco anos