home > notícias

ASSOCIADOS

02/05/2018

Qualidade premiada [ABPSL]

Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), conquista pela 10ª vez  na Expo Internacional do Cavalo Lusitano o título de Melhor Criador; fatura também a faixa de Melhor Expositor e de Campeã dos Campeões com Lidadora do Vouga. O evento maior da raça, em 37ª edição, foi realizado entre 26 e 29/04 no Centro Hípico de Tatuí (SP)

Foi um sucesso a realização conjunta da 37ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano e do 3º IRDM – International Riding & Dressage Meeting. Durante quatro dias a movimentação foi intensa com as disputas internacionais de Adestramento e Equitação de Trabalho; competições de Atrelagem e Salto; concurso de Modelo e Andamentos que reuniu em pista fêmeas e machos de todas as  gerações;  aprovação de garanhões, leilão de coberturas e o 17º Leilão Internacional Luso Brasileiro.

Os destaques da Modelo e Andamentos

Lidadora do Vouga foi o maior destaque da 37ª Expo Internacional ao conquistar a cobiçada faixa de Campeã dos Campeões. Criação e propriedade da Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), Lidadora, que já tinha conquistado as faixas de campeã da 3ª categoria, Grande Campeã Fêmea Jovem e Grande Campeã Fêmea,  disputou o título máximo do evento com Máximo do Castanheiro, criação e propriedade de Clélia Araújo Pinto, da Coudelaria do Castanheiro e detentor das faixas de campeão da 2ª categoria, Grande Campeão Macho Jovem e Grande Campeão Macho.

Outros dois animais chegaram na reta final da disputa: Jararaca CLB foi a Grande Campeã Fêmea Adulta e Hector do Vouga o Grande campeã Macho Adulto. Jararaca CLB é criação da Coudelaria Luso Brasileira e propriedade do Haras Perrone, enquanto Hector é criação e propriedade da Coudelaria Rocas do Vouga.

Manuel Tavares de Almeida Filho, da Coudelaria Rocas do Vouga, faturou pela 10ª vez o troféu de Melhor Criador e também foi o Melhor Expositor da 37ª Expo Internacional do PSL. Para o Vouga também foi o título de Melhor Ginete para Edneu Senhorite. O Melhor Apresentador Nacional foi o veterano Luciano Pereira, e o Melhor apresentador Internacional foi César Marques, de Portugal.

O juiz António Vicente, de Portugal, teve a missão de avaliar fêmeas e machos do concurso de morfologia. No balanço geral, distribuiu 41 medalhas, 26 delas de ouro e 15 de prata. Machos e fêmeas dividiram em igualdade o ouro, com 13 medalhas cada; já as fêmeas levaram nove pratas e os machos nove.

Os índices do Lusitano para o Mundial

O Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) promoveu qualificativas para os Jogos Equestres Mundiais e Campeonato Sul- americano.

No Big Tour, vitória da olímpica Giovana Pass que montando Zíngaro de Lyw venceu as duas provas que participou: no Grand Prix, válido como qualificativa para os Jogos Equestres Mundiais garantiu o terceiro índice do conjunto para o Mundial. Outro representante da raça no Big Tour foi Pedro Tavares de Almeida que montando Aoleo foi o vice-campeão do Grand Prix e campeão do Grand Prix Special e registrou o primeiro índice para o Mundial.

Outra disputa concorrida no CDI3* do IRDM em Tatuí foi o Small Tour com destaque para a três vezes olímpicas Luiza Tavares de Almeida que com sua nova montaria foi vice-campeã nas três provas: no Prix S. George, Intermediária I e Intermediária I Freestyle, garantindo índice para o Sul-americano da Argentina, em novembro.

O júri do CDI3* em Tatuí é formado por Peter Holler (5*), da Alemanha; Carlos Lucas Lopes (4*), de Portugal; Sandra Smith (4*), da Argentina; Cláudia Mesquita (4*), do Brasil; e Max Piraino Lyon (3*), do Chile.

Desafio Internacional de Equitação de Trabalho

Com representantes de quatro países – Brasil, Estados Unidos, México e Portugal – a disputa foi realizada em três dias, e a soma de pontos definiu os campeões por equipe, individual e sub-16. As equipes foram formadas por dois competidores, um da categoria Principal e outro da Intermediária, e foi também permitida a formação de equipes mistas com representantes de países diferentes.

E foi uma equipe mista que levantou o troféu de campeão após somar 52 pontos: Henrique Pereira montando Distinto de Portucale representou o Brasil e César Marques com Ulisses do Castanheiro defendeu as cores de Portugal.

No individual foram três os resultados e todos com vitória do Brasil. Pela categoria Principal o campeão foi Benedito Torres de Macedo/Artemis da Sasa JE; na Intermediária venceu Henrique Pereira/Distinto do Portucale; e na Sub-16 a campeã foi Gabrielle dos Anjos/Almansor Juruá.

Leilão Luso Brasileiro

Outro momento importante na programação foi o 17º Leilãso Internacional Luso Brasileiro realizado no sábado 928) na Coudelaria do Castanheiro.

Promovido pelos criadores Victor Oliva e Joção Victor Marcari Oliva (Coudelaria Ilha Verde), Clédia Erwenww Araújo Pinto (Castanheiro) e Manuel Tavares de Almeida Filho (Rocas do Vouga), o leilão apresentou média geral por animal de R$ 28.607,00. O maior vendedor foi a Coudelaria Rocas do Vouga e o maior comprador Dominique Barbier, da Barbier Farm, nos Estados Unidos, que entre os animais adquiridos está Hermoso do Vouga, o lote mais valorizado do leilão e arrematado por R$b 168 mil.

No total oito produtos foram vendidos para o exterior: seis para os Estados Unidos em comprar de Dominique Barbier e Vitor silva; e dois para o México em compras de Santiago Alves.

A 37ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano e o 3º IRDM tiveram na organização a Associação Brasileira de Criadores do cavalo Puro sangue Lusitano (ABPSL) e parceria da Confederação Brasileira de Hipismo na realização do Concurso de Dressage Internacional (CDI3*).

**

- Lidadora do Vouga: a Campeã dos Campeões da 37ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano Foto: Max Araújo/ABPSL)

- Os Tavares de Almeida comemoram os resultados da Coudelaria Rocas do Vouga com a campeã dos campeões Lidadora do Vouga (Foto: Max Araújo/ABPSL)

- Giovana Pass/Zíngaro de Lyw: vitória no Big Tour do primeiro CDI3* de 2018 em Tatuí (SP) e garantia do 3º índice para o Mundial. Na foto, com Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, e a juíza 4 FEI Cláudia Mesquita (Foto: Max Araújo/ABPSL)

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/09/2018
Sócio advogado participa de evento em Fortaleza [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
19/09/2018
António Fernandes da Silva assume cargo de consultor da administração da SABSEG [Sabseg]
19/09/2018
EDP abre inscrições para programa de Estágio [EDP]
19/09/2018
Demarest lança podcast para debater os principais temas jurídicos do país [Demarest Advogados]
19/09/2018
TAP aumenta número de voos diários na ponte aérea Lisboa-Porto [TAP]
19/09/2018
Claritas na expert XP 2018: o maior evento de investimento na América Latina [Claritas]