home > notícias

MUNDO

08/05/2018

The Gift, cabo-verdiano Tito Paris e o brasileiro Fernando Martins no Encontro de Culturas de Serpa

O encontro pretende promover “a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos” e divulgar práticas culturais do concelho e de outras regiões portuguesas e de países, como Espanha, Brasil, Angola e Cabo Verde, com os quais o município alentejano tem laços de cooperação, explicou hoje a promotora, a Câmara Municipal (Prefeitura) de Serpa, no distrito de Beja.

Segundo a vereadora do município responsável pela área da Cultura, Odete Borralho, o encontro de culturas deste ano “pretende reforçar o papel da cultura de matriz popular no fortalecimento da identidade e do desenvolvimento” e continuar “a dar ênfase ao cante alentejano, através das suas múltiplas manifestações”.

Neste sentido, a programação vai incluir o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular, “centrado na temática do poder transformador da cultura”, e continuar a dedicar o dia 10 de junho ao cante alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Os espetáculos da principal programação do encontro vão decorrer na Praça da República, a partir das 22:00, e os “fora de horas” no Espaço da Nora, a partir das 00:00.

A principal programação musical vai incluir os concertos do músico, cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris, acompanhado por Paulo Gonzo, Don Kikas e Biah Vasconcelos, no dia 07 de junho, do cantor português Tiago Bettencourt, no dia seguinte, e da banda portuguesa The Gift, no dia 09.

Já a programação musical “fora de horas” vai incluir espetáculos de músicas tradicionais, nomeadamente um do grupo português Danças Ocultas, no dia 07, um do músico brasileiro Fernando Martins, no dia 08, e outro do grupo espanhol de folk Acerte, no dia 09.

O 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular vai decorrer no dia 09, a partir das 17:00, no Musibéria, e terminar com um desfile de um grupo de música de Espanha e dois ranchos folclóricos, um português e outro espanhol, entre a Praça da República e o castelo de Serpa.

A 10 de junho, feriado nacional e Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a programação prevê várias iniciativas dedicadas ao cante alentejano, nomeadamente uma mesa redonda, uma exposição, desfile e atuação de ranchos e grupos corais e um concerto.

Fonte: África 21 Digital



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/09/2018
Animação portuguesa candidata a nomeação aos prémios César
19/09/2018
RTP já tem Festival da Canção 2019 em andamento
19/09/2018
Semana das Culturas Estrangeiras em Paris com programação portuguesa
19/09/2018
Ronaldo: "Christianinho diz que vai ser melhor do que eu mas penso que será difícil"
19/09/2018
Mostra em São Paulo traz obras de Rafael nunca expostas no Brasil
19/09/2018
Turismo de Portugal volta a estar presente na mais importante feira de turismo São Paulo