home > notícias

MUNDO

15/05/2018

Festival reúne série de eventos sobre a cultura portuguesa

Organizado pelo Consulado Geral de Portugal, o festival Experimenta Portugal ´18 reúne uma série de atividades culturais para promover a relação luso-brasileira. A abertura ocorreu no dia 4 de maio, com um debate com o filósofo Agostinho da Silva.

A agenda inclui diversos eventos gratuitos, festivais de gastronomia e cinema, shows e exposições. A programação vai de maio até julho. Confira:

17 a 20/05 – SP Cine e Experimenta Portugal

Sete filmes portugueses serão exibidos no Centro Cultural São Paulo ao longo de quatro dias de programação. Confira a agenda abaixo, preços e sinopses:

  • Programação 17/05

15h – Colo (2017)

18h – John From (2015)

 20h – Montanha (2016)

  • Programação 18/05

15h – O Grande Kilapy (2014)

17h30 – E o Tempo Passa (2011)

19h45 – Correspondências (2016)

  • Programação 19/05

15h – A Cidade e as Trocas (2014)

18h – Montanha (2016)

19h45 – Colo (2017)

  • Programação 20/05

15h – Correspondências (2016)

18h- John From (2015)

20h- E o Tempo Passa (2011)

Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 100, Liberdade

Ingressos: R$4,00 inteiras e R$2,00 meias

Sinopses:

As Cidades e as Trocas, de Luísa Homem e Pedro Pinho

2014 | Duração: 138 minutos

Com a crise do crescimento do setor de turismo em Cabo Verde, há uma busca de empregos e oportunidades de negócio em países vizinhos, como a Mauritânia. Tendo esse horizonte, o documentário acompanha uma rota atlântica, destacando as transformações sociais e físicas geradas na paisagem a partir desse conflito, e de sua posterior internacionalização.

 Colo, de Teresa Villaverde

2017 | Duração: 136 minutos

Em Portugal, uma família de classe média passa por grave crise financeira. O pai perde o emprego e não consegue encontrar outro trabalho, a mãe consegue acha uma segunda ocupação para aumentar a renda, mas anda sempre cansada e mal para em casa. Enquanto se tornam estranhos uns aos outros, a filha adolescente, negligenciada por ambos e cheia de segredos, começa a se rebelar.

Correspondências, de Rita Azevedo Gomes

2016  | Duração: 145 minutos

Jorge de Sena, forçado a sair do país por razões políticas e circunstâncias da vida, parte para o Brasil e depois para as Américas, sem nunca ter conseguido regressar a Portugal. Durante cerca de vinte anos de exílio, mantém correspondência por carta com Sophia de Mello Breyner Andresen. O filme estabelece um diálogo entre Sophia e Sena. Diálogo onde, por vezes, as opiniões são opostas mas que, acima de tudo, testemunham a importância que põem em levar esse valor maior, a Amizade, intacto até à morte.

E o Tempo Passa, de Alberto Seixas Santos

2011 | Duração: 105 minutos

Teresa (Sofia Aparício) é uma célebre figura pública. Atriz de telenovelas, está tão habituada a fingir que julga ter uma vida feliz. O reencontro com um amor do passado fá-la perceber a solidão, levando-a a repensar as escolhas que foi fazendo ao longo da sua vida, tanto privada como profissional. Agora necessita descobrir um sentido e saber o que é verdadeiramente a felicidade. A nova longa-metragem de Alberto Seixas Santos, 12 anos depois de “Mal”, conta ainda com a participação dos actores Pedro Górgia, Isabel Ruth,Américo Silva, Christian Cloarec e Rita Durão.

John From, de João Nicolau

2015 | Duração: 95 minutos

Rita tem tudo. Tem 15 anos e o Verão à sua frente. Molha o chão da varanda e chapinha enquanto apanha valentes banhos de sol. Tem um ex-futuro namorado e o presente infalível da sua melhor amiga. Faz tranças e tem festas onde mostrá-las. Muito naturalmente, de Portugal ao Pacífico Sul, esta fortaleza desaba com doçura quando a adolescente vê a exposição que um novo vizinho apresenta no centro comunitário do bairro.

Montanha, de João Salaviza

2016 | Duração: 90 minutos

É Verão em Lisboa. David, de 14 anos, foi criado com a mãe e o avô. Quando o velho senhor fica gravemente doente e é hospitalizado, a mãe decide passar lá as noites, esperando o momento da inevitável morte. David recusa-se a entrar no hospital ou a encarar a possibilidade da partida do homem que o criou. O vazio pela falta do avô e da mãe obriga o rapaz a tornar-se o homem da casa e a entrar precocemente na idade adulta… Estreado no Festival de Cinema de Veneza, um filme sobre as dores do crescimento que marca a estreia de João Salaviza na longa-metragem depois de “Arena” (2009, Palma de Ouro em Cannes), “Cerro Negro” (2011) e Rafa (2012, Urso de Ouro em Berlim).

O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa

2014 | Duração: 102 minutos

Joãozinho é um jovem angolano, descendente de uma rica família do período colonial. Este rapaz mestiço quer apenas viver a vida, saindo com mulheres, se divertindo com os amigos e gastando seu dinheiro. Embora seja alto executivo do Banco Nacional Angolano, ele desvia os fundos da própria instituição onde trabalha, distribuindo dinheiro aos colegas, militantes pela libertação de Angola. Joãozinho vai preso, mas quando sai da prisão, é acolhido pela sociedade como um herói local.

18 e 19/05 – Festival Luso Brasileiro de Comédia

Com etapas em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa), o evento contará com a participação de humoristas portugueses e brasileiros, que irão dividir o palco em uma série de debates e apresentações de stand up.

Confira os horários dos shows:

  • Programação 18/05

18h- Rey Biannchi e Eduardo Madeira –Ingressos aqui.

19h- Pedro Ribeiro, Junior Chicó, Hugo Veríssimo e Victor Sarro – Ingressos aqui.

20h- Rey Biannchi e Eduardo Madeira – Ingressos aqui.

21h- Grupo 1 Melhor Que O Outro e Pedro Miguel Ribeiro em improviso- Ingressos aqui

  • Programação 19/05

19h- Claudio Torres Gonzaga, Pedro Ribeiro, Victor Sarro e Abbadhia Vieira – Ingressos grátis aqui.

20h- Victor Sarro e Pedro Miguel Ribeiro – Ingressos aqui.

21h – Claudio Torres, Gonçalo Sítima, Cintia Portella e Evandro Rodrigues – Ingressos aqui.

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros

19/05 a 23/06 – Prove Portugal

Trazendo um intercâmbio entre a culinária brasileira e a portuguesa, o festival irá reunir diversos chefes portugueses que irão dar masterclasses sobre a gastronomia lusitana. Além disso diversos restaurantes da capital devem participar da programação do Prove Portugal, em um circuito que irá levar mais culinária do país europeu para a cidade.

Horários e preços das masterclasses:

  • 19/5 das 17h às 18h30

Chef Pedro Pena Bastos – Valor: 60 reais

  • 02/6 das 17h às 18h30

Chef Kiko Martins -Valor: 60 reais

  • 11/6 das 20h às 21h30

Chef Rui Martins – Valor: 60 reais

  • 23/6 das 17h às 21h30

Chef Rui Paula – Valor: 60 reais

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros

Informações e ingressos : https://www.proveportugal.com.br/ 

1 a 29/06 – Exposição de Fotos no Metrô

Fotografias sobre a arte de azulejos portugueses, o cinema luso, o nosso idioma e também sobre a colonização brasileira ficarão expostas nas estações Luz, Paulista, Fradique Coutinho e Faria Lima da Linha 4 Amarela do Metrô.

A exposição ficará nos corredores das estações, durante todo o horário de operação do transporte, com acesso gratuito para todos que circularem por ali. 

08/06 a 10/06 – Vinhos de Portugal

O festival reúne 85 produtores e quase 600 rótulos.  A programação é dividida em três etapas, que ocorrem em todos os dias do evento, com horários variados:

Mercado de Vinhos – Cada sessão do evento dura duas horas, onde o público pode degustar diversos tipos de vinhos portugueses.

Prova Especial – Dirceu Vianna Júnior irá conduzir os participantes em provas especiais de vinhos.

Prova, Cursos e Harmonizações – Provas com vários especialistas da área e cursos sobre a vinicultura com certificado.

Onde: Shopping JK Iguatemi – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi

Os ingressos variam entre 140 e 180 reais, e podem ser adquiridos aqui: https://oglobo.globo.com/projetos/vinhosdeportugal/sp.html.

10/06 às 15h – Concerto e Workshop com Vinícius Terra

O rapper e professor de português Vinicius Terra, conhecido pela música Versos Que Atravessam o Atlântico participa de um evento gratuito que compõe o Experimente 18’.

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros

Ingressos serão disponibilizados no site da casa de shows: http://unibescultural.org.br/

10/06 às 10h – Cerimônia de Hasteamento da Bandeira

O Consulado Geral de Portugal abre suas portas para uma cerimônia de hasteamento da bandeira portuguesa em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, que ocorre na mesma data.

Onde: Consulado Geral de Portugal – Rua Canadá, 324, Jardim América

Entrada gratuita

16/06 às 20h45 – Apresentação de Miguel Araújo e Marcelo Jeneci

O cantor brasileiro Marcelo Jeneci, junto com o artista português Miguel Araújo realizam show gratuito no Teatro Municipal, ainda não há informações sobre a retirada de ingressos, que deve ocorrer na bilheteria do teatro.

Onde: Teatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/nº, República

18/06 às 20h – Banda Senza e Por Ares Nunca Navegados

O conjunto português Senza se apresenta gratuitamente na capital.

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros

Ingressos serão disponibilizados no site da casa de shows: http://unibescultural.org.br/

30/06 a 30/07 – Design Especial Irmãos Campana

Humberto e Fernando Campana são artistas reconhecidos pelos seus trabalhos de design. Eles construíram peças com cortiça portuguesa, que ficarão expostas no Consulado Geral de Portugal.

Horários: De segunda a sábado, das 10h às 18h

Onde: Consulado Geral de Portugal – Rua Canadá, 324, Jardim América

Entrada gratuita

Fonte: Veja São Paulo



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Homenagem a Sophia de Mello Breyner abre Festival Internacional
13/11/2018
Conferência Why Portugal analisa 'estado da arte' da exportação de música portuguesa
13/11/2018
Biografia de José Saramago é apresentada em Lisboa
13/11/2018
Empresas portuguesas com participação recorde na feira Equiphotel em Paris
13/11/2018
Museu do Fado celebra 20 anos com exposição sobre Maria Teresa de Noronha
13/11/2018
Japão recebe evento dedicado a Portugal