home > notícias

MUNDO

25/05/2018

Gilberto Gil, Carlos do Carmo e Carminho dão concertos grátis nas Festas de Lisboa

Está quase a chegar um dos meses favoritos para muitos lisboetas. Junho traz consigo as Festas de Lisboa, que começam logo no dia 1, o Dia Mundial da Criança. A programação cultural foi revelada esta sexta-feira, 25 de maio.

Um dos maiores destaques são os concertos gratuitos de fado no Castelo de São Jorge. Carlos do Carmo atua com António Serrano a 14 de junho, e outros dos que vão cantar são Carminho e Camané, que também vão levar os próprios convidados.

Antes disso, as Festas de Lisboa arrancam com a inauguração de um novo teatro na cidade, dedicado aos miúdos: o LU.CA — Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda. Vai ter uma programação especial ao longo de junho, com vários espetáculos e visitas guiadas. A Orquestra Juvenil Metropolitana vai lá tocar entre 1 e 3 de junho, sempre às 15 horas.

Outro dos principais destaques neste espaço será “Hamlet Sou Eu”, sobre William Shakespeare, em cena a 17, 23 e 24 de junho. Fora das Festas de Lisboa, este espaço terá uma programação dedicada às artes performativas, teatro ou dança. O edifício é de 1737, quando era Casa da Ópera de D. João V.

A 22 de junho, o Palácio Pimenta abre as portas à noite para todos os que queiram olhar para as estrelas com os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Vai haver telescópios para usar e a entrada é livre, apesar de ter lotação limitada.

Os concertos também se prolongam pela Baixa da cidade. No Terreiro do Paço, a 2 de junho, atuam a Orquestra Geração e a Orquestra Gulbenkian, dirigidas pelo maestro José Eduardo Gomes. Vão tocar desde Tchaikovskiy às músicas da banda sonora de “Star Wars”. Ali mesmo ao lado, na Ribeira das Naus, celebra-se a multiculturalidade com o Lisboa Mistura, que ao longo de junho vai ter concertos com músicos de vários países.

As Festas de Lisboa encerram em grande com um concerto de Gilberto Gil nos jardins da Torre de Belém, a 30 de junho. A NiT entrevistou o músico brasileiro na última vez que atuou em Portugal, com Gal Costa e Nando Reis, no projeto Trinca de Ases. Antes disso, o CCB terá o Festival Coros de Verão, entre os dias 22 e 25.

A programação cultural junta-se aos arraiais que já estavam confirmados e às marchas da cidade.

Fonte: NiT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/10/2018
São portuguesas e foram "extraordinárias" no seu tempo. Sabe quem são?
15/10/2018
Uma das Sete Maravilhas do Mundo, Cristo Redentor completa 87 anos
15/10/2018
CAV de Coimbra explora tema do trabalho em nova exposição
15/10/2018
Associação Aldeias Históricas de Portugal promove cimeira internacional de turismo inédita
15/10/2018
'Foi Deus' é a canção portuguesa mais votada para o primeiro Cancioneiro da UE
15/10/2018
Uma 'antologia mínima' para descobrir ou redescobrir Fernando Pessoa