home > notícias

MUNDO

26/06/2018

Concurso de vídeos “Portugal e Eu” premia vencedores na próxima terça

Na próxima terça (26), às 15h, o Salão dos Retratos da Secretaria Estadual de Educação sedia a premiação do Concurso “Portugal e Eu”, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para estimular o conhecimento sobre a cultura portuguesa entre os estudantes da rede estadual paulista. O concurso valoriza os diversos aspectos do estilo de vida português sob a ótica do jovem brasileiro.

A cerimônia integra o calendário do Experimenta Portugal  ’18, chancela paulistana dedicada à arte e cultura luso-brasileiras. Os finalistas e representantes das respectivas escolas estarão presentes no evento, que contará também com a presença do Secretário de Educação, João Cury, e do Cônsul Geral de Portugal em S.Paulo, Paulo Lourenço, além de diversos representantes da Secretaria de Educação e da comunidade luso-brasileira de S.Paulo.

Na ocasião, a Secretaria entregará aos finalistas os seus certificados, e os vídeos que forem declarados vencedores da votação do júri técnico e da votação popular (onde participaram mais de 167 mil pessoas) serão premiados pelo Consulado Geral com celulares desenvolvidos pela empresa portuguesa Iki Mobile. Os demais finalistas também receberão outros prêmios.

A iniciativa reforça a importância da educação para ambos os países e o seu impacto no conhecimento mútuo entre S.Paulo e Portugal, além de procurar atualizar a percepção da cultura portuguesa no Brasil. O concurso foi aberto a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio regular, da EJA – Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades, desde que matriculados e frequentes na rede estadual de ensino.

“Portugal e Eu” foi lançado no dia 29 de março, através de Protocolo assinado na mesma cerimônia em que o Governo do Estado de S.Paulo transferiu para o Estado Português o edifício que abrigará a futura Escola Portuguesa de S.Paulo, tendo a votação terminado em 14 de Junho, quando foi encerrada a votação popular dos seis vídeos finalistas.

Finalistas

Os vídeos foram publicados no Youtube, com as produções restritas a, no máximo, um minuto de duração. A comissão de avaliação técnica (composta por representantes da Secretaria de Educação e do Consulado Geral) reuniu-se no final do mês de maio para proceder com a avaliação dos vídeos apresentados e escolher os finalistas para a votação popular.

Na grande final, concorrem os vídeos das seguintes escolas: E.E. Comendador Emílio Romi, E.E. Bento de Abreu, E.E. Dr. Manoel Grandini Casquel, EE. Antônio Marin, EE. Laudo Ferreira de Camargo Ministro e E.E Edésio Castanho.

Serviço – Premiação do Concurso “Portugal e EU” (Entrada: Gratuita)
Quando: 26 de junho, às 15h
Onde: Secretaria Estadual de Educação - Praça da República, 53 - Centro

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Cunha Vaz Brasil – Public Relations
Rodrigo Dias Gomes – (11) 2776-1920 – rdg@cunhavaz.com

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/07/2018
Pelos labirintos de Fernando Pessoa
17/07/2018
Prêmio da Música Brasileira divulga lista dos indicados deste ano
17/07/2018
Isabel Minhós Martins é finalista de prémio literário norte-americano
17/07/2018
Summer Campus da Universidade do Algarve: uma experiência para a vida de dezenas de brasileiros
17/07/2018
Companhia de Dança quer Viseu como foco privilegiado de formação
17/07/2018
Algés volta a ser palco do NOS Alive nos próximos cinco anos