home > notícias

MUNDO

01/08/2018

Livraria nacional portuguesa nomeada para prêmio de melhor do mundo em BD

Pelo segundo ano consecutivo, a livraria e editora portuguesa Kingpin Books está entre as finalistas do prémio norte-americano Eisner, de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada.

Segundo avançou a convenção norte-americana Comic Con, que decorre em San Diego, a Kingpin Books encontra-se entre as cinco livrarias finalistas ao prémio Will Eisner Spirit of Comics Retailer 2018.

A Kingpin Books foi fundada há 19 anos, pelo editor Mário Freitas, e começou por ser uma livraria ‘online’ focada sobretudo na BD dos Estados Unidos. Em 2002 abriu uma loja física e, em 2008, iniciou atividade como editora de banda desenhada portuguesa e mais tarde estrangeira. Atualmente é uma das maiores lojas portuguesas dedicadas à BD e à cultura pop.

Na lista das cinco finalistas faz ainda parte a livraria irlandesa Big Bang Comics, fundada em 2011 em Dublin, e na qual trabalha o português Bruno Batista.

Bruno Batista é Lisboeta e vive na República da Irlanda desde 2006.  É atualmente coproprietário da livraria, que já esteve anteriormente nomeada para aquele prémio. Antes de emigrar para aquele país, o lisboeta contou à Lusa que chegou a trabalhar na Kingpin Books, em Lisboa.

As livrarias Cape and Cowl Comics (Estados Unidos), a Norma Comics (Espanha) e a Traveling Man (Reino Unido) são as outras finalistas.

A vencedora será conhecida na sexta-feira à noite, no âmbito dos prémios anuais Eisner, durante a Comic Con, a convenção norte-americana dedicada à cultura e entretenimento pop, organizadora do evento.

Os prémios foram batizados com o nome do autor e editor norte-americano de BD Will Eisner, que morreu em 2005.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/04/2019
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP
17/04/2019
Seminário promove debates sobre o cenário cultural, artístico e político no Brasil
17/04/2019
Há dez obras de arte portuguesas em exposição em dez municípios no Alto Minho
17/04/2019
Feira do Livro do Porto homenageia Eduardo Lourenço em setembro
17/04/2019
Entradas em museus e monumentos da DGPC gratuitas na próxima 5.ª feira
17/04/2019
Galerias romanas vão ser museu. E abrir mais vezes por ano