home > notícias

ASSOCIADOS

08/08/2018

Movimento Brasil Digital propõe a construção de um país inovador e inclusivo [EY]

Iniciativa promove diálogos entre governo e empresas para fortalecer a digitalização brasileira e preparar a sociedade para o futuro.

Apoiar a estruturação de um novo futuro para o Brasil, para que se torne um país inovador, participando de maneira relevante da quarta revolução industrial, a partir do desenvolvimento digital em quatro dimensões estruturais: educação, empreendedorismo, infraestrutura, governo, além de observar de maneira transversal a inclusão social. Esse é o propósito do Movimento Brasil Digital, que busca influenciar e promover o diálogo entre os setores público e privado, para a construção de propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro da estratégia do país, que poderá melhorar significativamente sua posição competitiva e criar novas e melhores ocupações de trabalho.

Resultado de uma parceria entre o Pacto Empresarial Brasileiro pela Digitalização Humanizada do Trabalho promovido pela EDP, EY, Korn Ferry e FIAP e o Manifesto Nação Digital, liderado pela IT Mídia e Fundação Dom Cabral (FDC), o Movimento pretende apresentar aos candidatos à Presidência da República propostas focadas no crescimento tecnológico do Brasil. A partir da execução dessas propostas, pretende-se preparar a sociedade para as profissões do futuro, de forma humanizada, com a geração de ocupações qualificadas e a garantia da sustentação do crescimento econômico no Brasil.

“A digitalização está fortemente inserida em políticas públicas das principais economias do mundo, garantindo produtividade às empresas, competitividade internacional e serviços de qualidade aos cidadãos. Ao mesmo tempo, impõe desafios em áreas como educação, trabalho, sustentabilidade e políticas sociais. O Brasil precisa estar pronto para vivenciar e se destacar nesse âmbito”, afirma Adelson de Sousa, presidente-executivo da IT Mídia e líder do comitê executivo do movimento.

“O mercado de trabalho sofrerá mudanças profundas nos próximos anos e devemos estar preparados para conduzir esse movimento de modo que as pessoas sejam sempre prioridade nas deliberações sobre inovações tecnológicas”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

Indústria 4.0

O Movimento Brasil Digital vê o momento atual, da Indústria 4.0, como bastante oportuno para que o país avance e ocupe papel de destaque no desenvolvimento tecnológico. Para tanto, mapeou as políticas públicas e ações de desenvolvimento digitais no Brasil e outros oito países. A partir dessas informações, e dos dados coletados em dois workshops realizados no início do ano, a iniciativa apresenta os principais pontos para uma boa política pública de digitalização.

Em educação, é preciso garantir a inclusão e alfabetização digital de toda a população, além de prepará-la para as ocupações do futuro no mercado de trabalho. Para fortalecer o empreendedorismo, deve-se apoiar o desenvolvimento de startups e incentivar a digitalização de pequenas e médias empresas. Em relação à infraestrutura, o país precisa garantir conectividade inclusive em regiões periféricas e distantes dos centros empresariais, ampliando redes ópticas e melhorando os serviços de comunicação móvel. E, para que todas as sugestões acima saiam do papel, o governo deve se posicionar como indutor de novas tecnologias, usando-as não apenas como meio de entrega de serviços aos cidadãos, mas também como ferramenta de transformação da própria administração pública.

Apoio empresarial

Para fortalecer suas propostas, o Movimento Brasil Digital contará com o apoio de empresas com atuação em diversos setores da economia brasileira. A iniciativa terá ainda um conselho diretor, formado por grandes companhias. A assinatura do termo de posse desse conselho está marcada para o dia 2 de agosto, no Campus Paulista da FIAP.

Informações para imprensa:

Victor Rabelo – (11) 3643-2952 – victor.rabelo@cdn.com.br 
Larissa Ocampos – (11) 3643-2706 – larissa.ocampos@cdn.com.br  
Marleide Rocha – (11) 3643-2790 – marleide.rocha@cdn.com.br  

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/10/2018
Caesp na Missão 2018-Portugal para o fomento da arbitragem na administração pública [Caesp]
16/10/2018
Turbocompressores originais Renault Trucks com 25% de desconto e oferta de mão-de-obra [Nors]
16/10/2018
Mecanismos de barganha no processo penal [Franco Advogados]
16/10/2018
Especial - Dois lados [Ourinvest]
16/10/2018
A II Jornada de Direito Processual Civil promovida pelo Conselho da Justiça Federal [Yarshell]
16/10/2018
EDP Open Innovation seleciona startup brasileira para final de concurso [EDP]