home > notícias

MUNDO

09/08/2018

Portugueses promovem o país junto de turistas internacionais

A HomeAway, plataforma especialista em alojamentos para férias, acaba de revelar os resultados de um estudo sobre as recomendações dos portugueses quando se trata de promover Portugal junto de turistas internacionais. 

Portugal está na moda e há vários motivos que o comprovam: em primeiro lugar, a recente eleição, nos World Travel Awards, como o melhor destino Europeu. Depois, toda uma história centenária, reconhecida gastronomia e monumentos e regiões com paisagens deslumbrantes, são motivos mais do que suficientes para fazerem de Portugal um dos países europeus mais procurados para férias por turistas de todo mundo.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela HomeAway, 77% dos viajantes portugueses aconselham que outras famílias estrangeiras visitem Portugal devido à sua cultura distinta e gastronomia tradicional, 73% lembram que o povo português é conhecido por ser um excelente anfitrião e que aprecia a arte de bem receber. 65% dos respondentes dizem que Portugal é um excelente país para ser visitado pelas paisagens variadas, a par da sua natureza singular, e 57% elegem a cultura diversificada, como a música, teatro e museus, como os melhores atrativos nacionais.

Quanto aos ‘tesourinhos’ escondidos, ideais para as famílias que escolhem Portugal como destino de férias, 84% dos turistas nacionais elegem a região do Gerês, 68% selecionam a romântica cidade de Sintra e 49,5% aconselham as paisagens de perder de vista da Serra da Estrela. Caso a viagem seja feita a dois, a região do Douro (26%) foi considerada a mais romântica para uma escapadela de fim de semana.

Quando se trata de recomendar um roteiro gastronómico às famílias que visitam Portugal, os turistas nacionais nomeiam as seguintes iguarias: o famoso pastel de nata (58%), cozido à portuguesa (53%), leitão da Bairrada (42%), sem esquecer a bela francesinha, tão característica da região Norte (36%).

Segundo os dados apurados pelo estudo da HomeAway, 37% destacam o facto de recebermos, de forma hospitaleira, quem nos visita, 33,4% realçam o fator segurança como um ponto positivo para destacar o destino Portugal entre outros destinos europeus, e 31,3% apontam a vasta oferta de espaços e opções de entretenimento para as crianças (parques temáticos, museus, jardim zoológico, entre outros).

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/04/2019
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP
17/04/2019
Seminário promove debates sobre o cenário cultural, artístico e político no Brasil
17/04/2019
Há dez obras de arte portuguesas em exposição em dez municípios no Alto Minho
17/04/2019
Feira do Livro do Porto homenageia Eduardo Lourenço em setembro
17/04/2019
Entradas em museus e monumentos da DGPC gratuitas na próxima 5.ª feira
17/04/2019
Galerias romanas vão ser museu. E abrir mais vezes por ano