home > notícias

ASSOCIADOS

28/08/2018

Dia Nacional do Voluntariado - programa que valoriza a prática de ações socioambientais dos colaboradores [EDP]

Programa Desafio do Bem está na oitava edição, engajando e apoiando colaboradores voluntários

Em 28 de agosto será comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, e para celebrar a data, a EDP Brasil, por meio do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo, reforça a atuação voluntária de seus colaboradores.

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou que o número de voluntários no Brasil cresceu cerca de 13% referente a 2017. Na EDP, no mesmo período o número de voluntários na EDP saltou de 276 para 499 colaboradores, um aumento de 80%.

Para apoiar e engajar o voluntáriado, a EDP disponibiliza 4 horas laborais mensalmente, para serem utilizadas especificamente em atividades com a comunidade, seja por meio de projetos idealizados pela empresa ou iniciativas à escolha do colaborar.

Além da disponibilidade de tempo, o Instituto EDP coordena o programa de incentivo à prática voluntária chamado Desafio do Bem, que está em sua oitava edição e atua por meio de formação de equipes – que podem integrar, além do colaborador, familiares, amigos ou profissionais de outras empresas. Cada time escolhe uma organização social da região para ser beneficiada com o desenvolvimento de projeto de melhoria.

Essas ações podem ser de caráter físico (pintura de quadra, paredes, consertos), capacitação (oficinas, aulas, consultorias), gestão (planejamentos, projetos de captação de recursos) e eventos (celebrações, festas de arrecadação de doações), entre outros, que acontecem ao longo do ano. Ao final do projeto, cada equipe apresenta as melhorias realizadas e as três mais votadas pelo júri do Instituto, recebem prêmio em dinheiro para ser revertido à organização. Atualmente estão presentes nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Tocantins e Rio Grande do Sul. 

Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP, ressalta que “é muito gratificante ver o engajamento cada vez intenso dos colaboradores da Companhia, e como as equipes do Desafio do Bem honram com o propósito do Grupo de Usar nossa energia para cuidar sempre melhor”.

Sobre a EDP e o IEDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde. Em 2017, foram apoiados 35 projetos, beneficiando 60 mil pessoas.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/06/2019
Novas regras para o seguro fiança locatícia [Pinheiro Neto Advogados]
18/06/2019
DEBATE - O uso de tecnologias na reforma do Estado: a experiência de Portugal [Fundação FHC]
18/06/2019
Congresso Mundial das Redes da Diáspora (Porto, 13-14 de julho) [Consulado Geral de Portugal]
18/06/2019
Projetamos, implementamos e acompanhamos full time a infraestrutura do seu projeto na nuvem [Claranet]
18/06/2019
EDP e Eneva inauguram primeira estrada do Ceará construída com cinzas de carvão [EDP]
18/06/2019
Pestana Hotel Group conquista cinco ‘óscares’ do turismo no WTA Europa [Cunha Vaz]