home > notícias

MUNDO

28/08/2018

Projeto português recebe Menção Honrosa nos Global Architecture & Design Awards

'The Caveman' já tinha sido distinguido pelo prémio internacional de arquitetura 'The American Architecture Prize 2017'.

A "The Caveman", com projeto da Tiago do Vale Arquitectos, foi distinguida com uma Menção Honrosa nos Global Architecture & Design Awards (GADA) de 2018, sendo o único representante português destacado nesta edição.

"The Caveman" é uma loja, uma sapataria, em Ponte de Lima, com uma arquitetura comum dos anos 90 que o arquiteto Tiago do Vale transformou e devolveu ao seu estado mais primitivo.

Tiago do Vale admite que a "The Caveman" «não é uma solução muito convencional, tem essa peculiaridade, é uma solução extremada, com materiais em bruto, sem acabamento, com a métrica própria de cada um deles, sem cortes nem desperdícios e com as infraestruturas à vista. Há uma certa radicalidade inesperada que pode ter sido valorizada».

Os GADA são organizados pela Rethinking the Future, uma organização que procura olhar para a arquitetura como solução para as necessidades das próximas gerações, focando-se especialmente nas alterações climáticas e na introdução de conceitos de sustentabilidade na construção.

A distinção foi atribuída por um júri composto por académicos das mais prestigiadas escolas de arquitetura do mundo (como Stephanie Marie Bayard, do Pratt Institute de Brooklyn) e por figuras charneira da prática arquitetónica (como Angela Lee, da HKS Architects de Singapura).

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/06/2019
The Send no Brasil: conheça o coletivo de missionários que deve levar 80 mil 'webcrentes' ao Estádio do Morumbi
18/06/2019
Festival destaca património cultural de freguesia de Castelo Branco
18/06/2019
Músico brasileiro Seu Jorge atua no EA LIVE Évora a 18 de agosto
18/06/2019
Semana Acesso Cultura decorre a partir de hoje em dez cidades do país
18/06/2019
Folio 2019 vai reunir em Óbidos escritores de 11 países
18/06/2019
Salvador vai intensificar ações de promoção turística no Brasil e na América Latina