home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

28/08/2018

Saiba quais os incentivos para comprar um carro elétrico em Portugal [Portugal]

A venda de carros elétricos tem subido na Europa e Portugal segue a tendência do mercado. O Governo manteve para este ano os incentivos para a aquisição de carros elétricos, abrangendo agora os veículos de duas rodas.

Este ano, os incentivos mantém-se para as viaturas ligeiras, ou seja, 2.250 euros na compra de carros 100% elétricos, e a novidade são as motas. Quem compra veículos de duas rodas recebe 20% do valor de compra, até ao máximo de 400 euros.

As candidaturas podem ser feitas no portal do Ministério do Ambiente.

Explicamos-lhe aqui também quais os passos para obter estes benefícios.

O QUE É PRECISO PARA FAZER A CANDIDATURA ?

As candidaturas só podem ser submetidas depois da compra do carro ou da mota já que é preciso um comprovativo de matrícula em nome do proprietário.

Só podem ser realizadas no site do Ministério do Ambiente. Para isso deve ter por perto o Cartão de Cidadão.

Se for uma pessoa coletiva, é necessária a cópia de Certidão de Registo Comercial ou código de acesso à certidão permanente.

Este ano, passa a ser possível dar autorização ao Fundo Ambiental para consulta da situação tributária e da situação contributiva.

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

Segundo o portal, cada cidadão está limitado a uma unidade de incentivo. Já as pessoas coletivas, podem comrpar até cinco veículos por empresa. A exceção são as empresas cujo ramo de atividade seja o comércio de veículos automóveis ligeiros.

Em Portugal, nos primeiros três meses do ano, foram vendidos 3777 carros movidos a energias menos poluentes. Até ao momento, já foram apresentadas 1233 candidaturas de incentivos para automóveis e 23 para motociclos.

A Noruega continua a liderar o mercado elétrico. Só nos primeiros seis meses do ano foram vendidas 36.500 unidades. Isto deve-se aos apoios do Governo norueguês, que beneficia quem opta por este tipo de veículos, oferecendo estacionamento grátis e a possibilidade de circular nas faixas dos autocarros, para além da isenção de IVA.

Fonte: SIC Notícias



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Comércio varejista cresce 2,9% de outubro para novembro, diz IBGE [Brasil]
16/01/2019
Cafeicultores brasileiros querem acordo com União Europeia [Brasil]
16/01/2019
Fosun diz que Portugal < acolhe bem > o investimento chinês [Portugal e China]
16/01/2019
Economia brasileira continua recuperação e PIB aumenta para 2,4% [Brasil]
16/01/2019
Chineses investiram 10 mil milhões de euros em Portugal em 2018 [Portugal e China]
16/01/2019
Fundo privado português de 46 milhões vai investir em 'startups' [Portugal]