home > notícias

ASSOCIADOS

04/09/2018

Qual tipo de negócio buscar em Portugal [Business Portugal]

Esta é uma pergunta muito difícil de se responder em Como decidir qual tipo de negócio buscar em Portugal.

Mais uma vez, esta é uma resposta que vai depender mais do perfil do Promotor e empresário do que do negócio propriamente em si.

O que motiva um empreendedor a seguir em frente na hora de decidir Qual tipo de negócio buscar em Portugal?

A clara noção de que se busca um negócio por objetivo e realização, além do senso de utilidade no qual está a entregar algum bem ou serviço realmente necessário a sociedade é um fator muito forte para se iniciar um negócio.

Apenas pelo motivo da “fuga” e do “medo”, não será algo sustentável a longo prazo e fugir do chefe atual, da cidade atual, da família atual ou do atual país, pode não ser necessariamente a solução.

Ter um negócio envolve muitos riscos. Ter um negócio em outro país, aumenta o risco em pelo menos 3x:

  • Cultura Diferente

    • O que funciona bem no seu país, certamente terá de ser adaptado ou pode não funcionar em outro.
  • Mercado e dimensões diferentes

    • Situação econômica, hábitos de consumo, prioridades, cultura de consumo, até religião, política e esporte influencia aqui
  • Não ser conhecido

    • Mesmo que se tenha uma grande marca e um grande negócio, ao ir para novas terras, ninguém o conhece e com isso, aquele trabalho inicial de passar a ser conhecido terá de ser refeito.

Logo, buscar uma atividade que se sinta realizado e realmente resolva uma necessidade não passa apenas por uma recomendação, mas é uma obrigação nesta decisão.

Par apoiar na decisão, tratamos do levantamento de perfil e com isso, o apoio e orientação inicial necessários para ajudar a decidir Qual tipo de negócio buscar em Portugal.

Outro artigo interessante de se partilhar aqui é este abaixo, com dicas gerais para quem deseja iniciar na carreira empreendedora e nossa opinião para o contexto do imigrante em Portugal:

  • Pesquise e leia bastante

Sobre tudo o que for possível na nova cultura, neste país, sobre as pessoas, influências, hábitos e costumes. Se possível visite o país e passe algumas semanas a observar e perceber como funcionam as coisas.

  • Analise seu perfil e decida pelo tipo de empreendimento

Já mencionado acima, mas com o agravante do novo local, onde o próprio empreendedor terá que eventualmente se reencontrar e mudar alguns hábitos para se adequar ao novo meio em que vai coexistir.

  • Seja honesto e transparente

Esta é uma regra básica para qualquer negócio iniciar e dar certo.

Boas e más pessoas existem em todas as partes do mundo e com isso, estar atento no momento de Qual tipo de negócio buscar em Portugal é bastante importante e nós damos este foco no apoio a decisão pois não só de vosso lado como promotor do negócio, do outro, podem existir armadilhas.

  • Procure sempre inovar, seja diferente

Há negócios provados e que dão certo, mas normalmente os que entraram primeiro na atividade é que realmente fizeram bom dinheiro com isso. Os que seguiram, já são secundários.

Ninguém vai lembrar qual é o segundo melhor Produto ou Serviço que existe, mas sim o primeiro e esta é uma consideração especial em Qual tipo de negócio buscar em Portugal.

Mas também, ter de sempre inventar a roda pode ser muito difícil e também melhorar coisas que já existem, de forma a suprir necessidades ainda não atendidas, pode ser sempre interessante.

  • Aumente sua produtividade, administre seu tempo

Tenha em mãos recursos que lhe ajudam a produzir mais e a otimizar processos. 

  • Tenha uma vida financeira organizada

O Item anterior ajuda nisso já, mas a primeira regra será sempre: Separar as finanças pessoais das da Empresa! Planeje no Curto, médio e LONGO prazo sempre.

  • Esteja preparado para uma montanha russa de emoções

Ter um negócio não é uma atividade mensal, é uma atividade, no mínimo, anual, no qual há sempre períodos melhores e piores durante o ano no qual se deve estar preparado e planejar-se para com isso durante todo o ano e os anos que seguem.

Estabilidade não é algo normal, por isso, a busca constante de inovação, crescimento e novas oportunidades é frequente aos empreendedores.

  • Tenha uma boa rede de relacionamentos

Sendo este um dos principais desafios de se ter um negócio em um novo país e é onde nós apoiamos muito, seja com nossa rede de parceiros como com nossa rede de contatos mesmo para orientar, apoiar e ajudar a resolver as diversas situações.

A regra Nº 1 do Networking e relacionamentos empresarial é sempre Oferecer a Ajuda!

Além de que se deve ter em mente e hábito SEMPRE guardar todo tipo de contato que fizer no percurso, nunca saberemos como será o futuro.

Se nos dispusermos realmente sempre a ajudar, geramos empatia e com isso, as portas podem se abrir mais facilmente.

  • Priorize seu cliente, a essência do seu negócio

E mais, o cliente é o seu negócio. Não existe nenhum negócio sem clientes, mas também tua equipa, funcionários, parceiros e contatos são essenciais e devem ser muito bem mantidos, tratados e estar sempre em contato.

Estas foram algumas dicas que separamos hoje aqui em partilha de outros excelentes artigos mencionados acima, incluídos no contexto do empreendedor migrante e de como nós podemos ajudar com mais de 5 artigos publicados no site.

A questão que reforçamos aqui não é necessariamente em ser o Negócio X ou Y mas sim, quem é a pessoa que irá andar com este negócio e o quão preparada e comprometida estará com este projeto.

Par apoiar na decisão, tratamos do levantamento de perfil e com isso, o apoio e orientação inicial necessários de forma profissional em que podemos auxiliar na decisão de qual tipo de negócio buscar em Portugal.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Solução de Consulta Interna nº 13 – Cosit - Decisões judiciais transitadas em julgado (Brasil) [FCB Law]
13/11/2018
Contratação Pessoas com Deficiência x e-Social [Master Consultores]
13/11/2018
Análise reversa na avaliação de riscos [Franco Advogados]
13/11/2018
Na Candy Delicatessen o seu azeite gourmet predileto já está à sua espera: o Dona Berta é claro! [Chico Carreiro]
13/11/2018
Programa ROTA 2030 é aprovado e governo federal anuncia regulamentação [Scharlack Advogados]
13/11/2018
Lar Casa Bela & Grupo Alsa Fort juntos para transformar a vida de crianças e adolescentes [Alsa Fort]