home > notícias

ASSOCIADOS

04/09/2018

Claritas solidária: educação financeira para jovens [Claritas]

Em 2016 a Claritas Investimentos lançou seu programa de voluntariado, o Claritas Solidária, com o objetivo de investir na alfabetização financeira dos jovens brasileiros, em parceria com a Junior Achievement São Paulo, uma das maiores ONGs incentivadoras do desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho no mundo.

O Claritas Solidária surgiu, pois, nas palavras do CEO da Claritas, Carlos Ambrósio: “em 2016, diante das circunstâncias desfavoráveis em que o país se encontrava, vislumbramos uma oportunidade interessante para maximizar resultados para dois públicos importantes para nós: desenvolver um programa de voluntariado focado em educação financeira para alunos da rede pública de ensino, no qual o time da Claritas teria qualificação para repassar conhecimentos financeiros e aprendizados extremamente úteis, seja no momento de crise, seja após a reversão desse cenário”.

E assim começou o projeto Claritas Solidária, que tivemos muito orgulho em desenvolver e dar continuidade até hoje.

Foram muitos benefícios que o programa de voluntariado trouxe! Veja a seguir.

INTRODUÇÃO FINANCEIRA PARA UM FUTURO MELHOR

Com os programas “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, voltado aos alunos do ensino médio, e “Introdução ao Mundo dos Negócios”, para alunos do ensino fundamental, apresentamos um panorama que não fazia parte da vida desses jovens de 13 a 17 anos. O objetivo sempre foi ajuda-los a compreender, de forma responsável, desde a infância, a estrutura de um empreendimento, contribuindo com o planejamento e a realização dos próprios sonhos, conduzindo melhor suas finanças, organizando o orçamento de forma concreta e projetando um futuro promissor.

Tirar dúvidas, aprender a planejar de forma objetiva, guardar dinheiro, investir na própria educação são alguns dos conceitos transmitidos pela iniciativa, formada por voluntários entre os colaboradores da Claritas Investimentos e parceiros, que também aprendem muito durante o processo.

MULTIPLICANDO A REALIZAÇÃO DE SONHOS

Esse projeto visa levar educação financeira não somente aos jovens diretamente impactados, mas cada vez mais torna-los multiplicadores do aprendizado. Muitos beneficiados afirmam compartilhar as informações recebidas com seus pais. Além dos jovens, os voluntários já capacitaram parentes e professores para também se tornarem multiplicadores conscientes, contribuindo positivamente, tanto com os jovens participantes, quanto com seus familiares e a comunidade que os cerca.

A Claritas também proporciona aos seus parceiros e clientes a possibilidade de atuarem como voluntários, tendo a chance de fazer e sentir o bem, juntamente com os colaboradores da empresa.

Outra realização de sonhos viabilizada por este projeto inclui uma visita dos alunos à Claritas, tornando possível que os jovens do ensino médio conheçam o dia a dia de uma gestora de investimentos, fazendo com que vivenciem uma experiência diferente do que estão acostumados, além de compartilhar com os funcionários um dia positivamente diferente.

O VOLUNTARIADO TRANSFORMANDO PESSOAS

Se, por um lado, a materialização desse desejo do Claritas Solidária trouxe para as crianças e adolescentes acesso a informações que ajudam, tanto a eles quanto às suas famílias, a compreender melhor e a planejar suas finanças, evitando maiores dificuldades, por outro, abriu-se na Claritas um novo horizonte: o projeto trouxe à empresa e aos voluntários uma realidade que não é usual em nosso dia a dia. Poder fazer parte desse trabalho e ajudar pessoas a construírem um futuro melhor gerou um enorme bem-estar.

Mas isso não foi tudo, paralelamente, os colaboradores que participam das ações conseguem enxergar sua vivência diária dentro de outro contexto, mais real, dando mais valor às pequenas coisas da vida. Uma nova visão de mundo que transforma também suas vidas profissionais.

Portanto, o futuro melhor não veio apenas para os jovens, durante as aulas, com o novo aprendizado, mas também para os voluntários que, com o engajamento e comprometimento com o projeto, trouxeram uma nova experiência e perspectiva para a vida pessoal, profissional e para a Claritas, por desfrutarem de um clima de maior contentamento entre as pessoas.

Pessoas mudaram, a cultura mudou. A Claritas tornou-se uma empresa socialmente responsável, com colaboradores socialmente responsáveis. Vemos este programa como um marco extremamente benéfico na história da empresa e trabalhamos diariamente para que ele se perpetue.

CLARITAS SOLIDÁRIA AGORA E SEMPRE

Em 2016 o programa alcançou mais de 1.000 alunos do ensino médio e fundamental das escolas públicas, levando conhecimento sobre educação financeira e o mundo dos negócios.

Em 2017 o projeto atingiu 1.985 estudantes e mais de 68% dos colaboradores da empresa, que fizeram sua parte para um futuro melhor. Dentre os alunos, 96% afirmam que o aprendizado é útil e que multiplicarão os conhecimentos entre os pais e familiares.

Muito além de cuidar do próprio dinheiro, os programas da Claritas Solidária ajudam a todos os envolvidos, mais do que sonhar, a realizar.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/09/2018
Sócio advogado participa de evento em Fortaleza [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
19/09/2018
António Fernandes da Silva assume cargo de consultor da administração da SABSEG [Sabseg]
19/09/2018
EDP abre inscrições para programa de Estágio [EDP]
19/09/2018
Demarest lança podcast para debater os principais temas jurídicos do país [Demarest Advogados]
19/09/2018
TAP aumenta número de voos diários na ponte aérea Lisboa-Porto [TAP]
19/09/2018
Claritas na expert XP 2018: o maior evento de investimento na América Latina [Claritas]