home > notícias

MUNDO

04/09/2018

Festival Art&Tur quer destacar Centro de Portugal

O Centro de Portugal como uma referência para realizadores de todo o mundo é a ambição do Art&Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que este ano se realiza em Leiria, entre 23 e 27 de outubro.

A novidade do programa desta 11.ª edição é o projeto Art&Tur Factory, que levará um conjunto de realizadores internacionais a filmar em Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias de Xisto. Daí nascerá um conjunto de curtas-metragens, com duração até três minutos, que serão exibidas numa sessão especial em Leiria.

Segundo Francisco Dias, diretor-geral do Art&Tur, o festival pretende desta forma contribuir para a afirmação da região Centro como "uma referência 'film friendly' a nível mundial", uma ambição que surge concertada com o Turismo Centro de Portugal e a recém-criada Centro de Portugal Film Comission.

"A Centro de Portugal Film Commission e o Turismo Centro de Portugal decidiram adotar um evento já consolidado, usando-o como instrumento eficaz para alavancar o imenso potencial de desenvolvimento da região Centro, através do turismo sustentável e do cinema internacional", explica Francisco Dias.

A par de Art&Tur Factory, o festival exibirá centenas de filmes de turismo de todo o mundo. As secções competitivas dividem-se por 'Tourfilm', dedicada a campanhas publicitárias, filmes promocionais, vídeos de bloggers de viagens e filmes de animação, e 'Doc', dedicado a curtas-metragens, documentos e programas de televisão.

Depois das primeiras edições se terem repartido por Barcelos, Porto e Vila Nova de Gaia, o festival realiza-se pela primeira vez em Leiria.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Google Arts & Culture permite visitar arte portuguesa a partir de qualquer parte do mundo
16/01/2019
Prémio Literário Armando Silva Carvalho distingue escritores da lusofonia
16/01/2019
Venha deliciar-se na Feira do Queijo Serra da Estrela 2019
16/01/2019
Enoturismo. Faturação da Porto Cálem aumentou 40% no ano passado
16/01/2019
Duas marcas portuguesas de vinhos distinguidas com prémio internacional
16/01/2019
Livraria Lello celebra 113 anos