home > notícias

MUNDO

04/09/2018

Operalia: Dois portugueses concorrem no maior concurso de ópera do Mundo

Dois portugueses constam na lista dos 40 cantores apurados a participar no Operalia, o maior concurso de ópera do mundo, que se realiza pela primeira vez em Portugal até ao dia 2 de setembro.

O Teatro Nacional de São Carlos recebe a Operalia, o prestigiado concurso mundial de ópera criado pelo tenor lírico, músico e maestro espanhol Plácido Domingo, que se realiza pela primeira vez em Portugal. O concurso deu início esta segunda-feira, mas só na final que terá lugar no dia 2 de setembro e que será o único dia aberto ao público, o tenor e maestro vai dirigir a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

A competição internacional que foi criada em 1993 conta com a presença de 40 concorrentes de 24 países, incluindo dois portugueses, o tenor Luís Gomes e a soprano Rita Marques. A cantar em português estará também a meio-soprano brasileira Josy Santos. Os concorrentes, que têm a idade máxima de 32 anos, vêm de todos os cantos do mundo - da Rússia à China, do Kosovo à Colômbia e aos Estados Unidos, passando por vários países da Europa.

Apenas dez cantores estarão na grande final, onde se apresentarão em concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. 

Plácido Domingo, conhecido por sua poderosa voz de grande flexibilidade, é atualmente o diretor-geral da Ópera de Los Angeles e o concurso terá sido criado com o intuito de descobrir e ajudar a lançar as carreiras dos mais promissores jovens cantores da atualidade. 

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Homenagem a Sophia de Mello Breyner abre Festival Internacional
13/11/2018
Conferência Why Portugal analisa 'estado da arte' da exportação de música portuguesa
13/11/2018
Biografia de José Saramago é apresentada em Lisboa
13/11/2018
Empresas portuguesas com participação recorde na feira Equiphotel em Paris
13/11/2018
Museu do Fado celebra 20 anos com exposição sobre Maria Teresa de Noronha
13/11/2018
Japão recebe evento dedicado a Portugal