home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

04/09/2018

INE confirma. Economia portuguesa cresceu 2,3% no 2.º trimestre [Portugal]

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta sexta-feira, que a economia portuguesa acelerou no segundo trimestre, com uma subida de 2,3% face ao mesmo período do ano anterior e de 0,5% em cadeia.

A confirmação do INE surge depois de agência de estatísticas ter revelado, na estimativa rápida publicada a 14 de agosto, que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,3% em termos homólogos e 0,5% comparando com o trimestre anterior.

Os números divulgados esta sexta-feira mostram que o crescimento da economia no 2.º trimestre ficou acima dos aumentos de 2,1% em termos homólogos e 0,4% em cadeia registados no primeiro trimestre do ano.

A impulsionar estes resultados esteve o consumo, já que aumentou o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB.

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou para 2,9 p.p. (2,6 p.p. no trimestre anterior), em resultado da aceleração do consumo privado, enquanto o Investimento apresentou um crescimento menos acentuado, determinado em larga medida pela diminuição da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em Material de Transporte, refletindo o efeito base da forte aceleração verificada no 2º trimestre de 2017", pode ler-se no relatório do INE. 

Por outro lado, "a procura externa líquida apresentou um contributo ligeiramente mais negativo".

Apesar de a agência de estatísticas revelar que houve uma aceleração do consumo privado, também destaca os aumentos mais intensos do consumo na ótica do território, impulsionado pelos turistas

"Refira-se que o consumo privado na ótica do território continuou a registar crescimentos mais intensos (3,4%) que o consumo de residentes, em resultado do comportamento das despesas efetuadas em Portugal por não residentes (turistas)", explica o INE. 

Para o conjunto de 2018, o Governo estima que a economia cresça 2,3%, de acordo com o Programa de Estabilidade, contra 2,7% em 2017.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/10/2018
Lisboa prevê investir 37 milhões de euros em habitação no próximo ano [Portugal]
15/10/2018
Atenção, startups. Câmara de Lisboa vai dar 30 bilhetes para o Web Summit [Portugal]
15/10/2018
Moody’s eleva rating de Portugal e país volta a ser grau de investimento [Portugal]
15/10/2018
Portugal tem a «confiança, reconhecimento e credibilidade» dos mercados internacionais [Portugal]
15/10/2018
Brasil está bem para resistir a choques, diz Goldfajn para FMI [Brasil]
15/10/2018
Comércio varejista cresce 1,3%, diz pesquisa do IBGE [Brasil]