home > notícias

ASSOCIADOS

01/10/2018

EDP Projetos de Eficiência Energética da EDP são destaque em evento da ONU [EDP]

Iniciativas realizadas pela Companhia evitaram emissão de mais de 40 mil toneladas de gases poluentes

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, foi destaque em evento durante a semana da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A Companhia apresentou sua unidade de negócio responsável pelo desenvolvimento de projetos de soluções em energia no painel O futuro das cidades, parte da programação do evento O papel do setor privado no Brasil.

Por meio de sua divisão de Soluções em Energia, a EDP é responsável pelo desenvolvimento de negócios e serviços integrados para clientes do segmento comercial – com projetos de eficiência energética em iluminação e refrigeração –, e da indústria – com projetos de geração de vapor com biomassa e centrais de utilidades.

Uma das iniciativas destacadas no evento, realizado no escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, consiste no reaproveitamento de biomassa para geração de energia por meio do vapor, utilizando como fonte o cavaco de madeira proveniente do reflorestamento. Para isso, a EDP construiu uma usina de geração de vapor na unidade fabril do cliente, uma grande indústria do setor automotivo.

O processo de geração de energia pela queima do cavaco contribui de maneira efetiva para a diminuição da liberação de gases de efeito estufa. O projeto já evitou a emissão total de mais de 42 mil toneladas de CO2e entre 2017 e julho de 2018. Além disso, a modalidade gera poucos resíduos, reaproveitados no reflorestamento na forma de adubo, incentivando a economia circular.

“Durante o último ano, as iniciativas da EDP proporcionaram uma economia de 51,8 GWh para os nossos clientes, contribuindo diretamente para a redução de mais de 30 mil toneladas de CO2e. Para 2020, temos como objetivo atingir a meta de queda de 100 GWh no consumo de energia desses parceiros, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma Pedro Sirgado, Gestor Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade na EDP Brasil.

Outro case de destaque foi a substituição do sistema de iluminação em 69 lojas da rede Makro em 24 estados do Brasil por tecnologia LED, responsável por reduzir em até 55% o gasto de energia. Como resultado, mais de 1.400 toneladas de CO2e  deixarão de ser lançadas na atmosfera a cada ano, o equivalente ao plantio de cerca de 11 mil árvores que seriam necessárias para neutralizar essa emissão.

A EDP apresentou suas iniciativas a convite da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A Companhia foi selecionada a participar do evento por um grupo de jurados independentes, a partir de critérios elaborados pela consultoria PwC.

Os projetos reforçam os compromissos da Companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas para alcançarmos o desenvolvimento sustentável até 2030. A economia de energia e a redução de emissões reforçam, em especial, o ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 15: Ação Contra a Mudança Global do Clima, ambos incorporados à agenda estratégica da EDP para o crescimento com geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Sobre a EDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/10/2018
Caesp na Missão 2018-Portugal para o fomento da arbitragem na administração pública [Caesp]
16/10/2018
Turbocompressores originais Renault Trucks com 25% de desconto e oferta de mão-de-obra [Nors]
16/10/2018
Mecanismos de barganha no processo penal [Franco Advogados]
16/10/2018
Especial - Dois lados [Ourinvest]
16/10/2018
A II Jornada de Direito Processual Civil promovida pelo Conselho da Justiça Federal [Yarshell]
16/10/2018
EDP Open Innovation seleciona startup brasileira para final de concurso [EDP]