home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

15/10/2018

Portugal quer «montar um grande projeto» para desenvolver indústria aeroespacial [Portugal]

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que Portugal tem o objetivo de «montar um grande projeto» com a Agência Especial Europeia na área dos micro lançadores de satélites que permita desenvolver a indústria aeroespacial.

Depois de reunir com várias empresas tecnológicas portuguesas, em Lisboa, o Ministro referiu que o objetivo de fazer de Portugal um ativo na área do espaço, incluindo a instalação de um novo centro de lançamento de satélites nos Açores, «só faz sentido se contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego».

«Para isto, estamos a trabalhar desde já com a Agência Espacial Europeia para criar um grande programa para desenvolver capacidade tecnológica e industrial nas nossas empresas nesta área», acrescentou.

A reunião teve o objetivo de preparar o programa de capacitação das empresas portuguesas com a Agência Especial Europeia para garantir que a instalação de um serviço de lançadores de satélite está «associada ao desenvolvimento da indústria» em Portugal.

«Estamos a desenvolver a capacidade científica para garantirmos que um serviço de lançadores no futuro tem verdadeiro impacto na criação de emprego e no desenvolvimento empresarial em Portugal», afirmou Manuel Heitor.

A Agência Espacial Europeia vai assinalar em Portugal a 11 de outubro os 25 anos do programa «General Support Technology» (GSTP), com uma conferência internacional organizada com a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Ciência Viva. 

Fonte: XXI Governo – República Portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Comércio varejista cresce 2,9% de outubro para novembro, diz IBGE [Brasil]
16/01/2019
Cafeicultores brasileiros querem acordo com União Europeia [Brasil]
16/01/2019
Fosun diz que Portugal < acolhe bem > o investimento chinês [Portugal e China]
16/01/2019
Economia brasileira continua recuperação e PIB aumenta para 2,4% [Brasil]
16/01/2019
Chineses investiram 10 mil milhões de euros em Portugal em 2018 [Portugal e China]
16/01/2019
Fundo privado português de 46 milhões vai investir em 'startups' [Portugal]