home > notícias

MUNDO

20/10/2018

Montemor-o-Velho vai acolher encontro literário de língua portuguesa

Montemor-o-Velho vai acolher, no dia 27, o ‘Munda Lusófono’, encontro literário que reúne escritores, ilustradores, artistas plásticos, contadores de histórias e músicos de várias nacionalidades que têm como traço de união a língua portuguesa.

«Partindo do Mondego, ou Munda, como lhe chamavam os viajantes e historiadores na época dos romanos, Montemor-o-Velho volta a seguir numa viagem pela Literatura de língua portuguesa espalhada pelos vários continentes», referem os organizadores em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Com organização do município de Montemor-o-Velho, este encontro de caráter multidisciplinar pretende «promover e divulgar a língua portuguesa, fortalecer os laços institucionais, sociais e culturais entre os autores oriundos dos vários países de língua oficial portuguesa, num diálogo cada vez mais interlusófono».

Como destaques da edição deste ano estão a escritora de São Tomé e Príncipe Olinda Beja e o músico Filipe Santos, seu conterrâneo, que participam na tertúlia de abertura com a escritora portuguesa Isabel Machado, moderada por Olga Cavaleiro, presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas.

O programa vai incluir ainda uma visita noturna ao castelo de Montemor-o-Velho, onde será apresentado o espetáculo "Trovas Lusófonas", com encenação do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Abrunheira.

De acordo com os organizadores, a pretexto da Literatura, e ao longo da tarde de dia 27 de outubro, pretende-se igualmente dar a conhecer o património histórico, arquitetónico, paisagístico e gastronómico do concelho de Montemor-o-Velho através de um programa diversificado.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Homenagem a Sophia de Mello Breyner abre Festival Internacional
13/11/2018
Conferência Why Portugal analisa 'estado da arte' da exportação de música portuguesa
13/11/2018
Biografia de José Saramago é apresentada em Lisboa
13/11/2018
Empresas portuguesas com participação recorde na feira Equiphotel em Paris
13/11/2018
Museu do Fado celebra 20 anos com exposição sobre Maria Teresa de Noronha
13/11/2018
Japão recebe evento dedicado a Portugal