home > notícias

ASSOCIADOS

06/11/2018

Morar em Chaves: seu refúgio e tranquilidade em Portugal [Nacionalidade Portuguesa]

Para quem procurar uma vida idílica em uma bela cidade de Portugal, Chaves precisa estar nos seus planos.

Apesar das grandes cidades como Lisboa e Porto dominarem a preferência de quem pretende visitar ou morar em Portugal, muitas pessoas buscam fugir do óbvio e procuram regiões onde possam desfrutar de paz, tranquilidade e de uma vida mais ‘desacelerada’. E é exatamente dentro desse contexto que surge a fascinante cidade de Chaves.

Chaves é uma cidade do Distrito de Vila Real, Região do Norte, sub-região do Alto Tâmega, quase fazendo fronteira com a Espanha, com pouco mais de cerca de 18 mil habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso a segunda maior cidade do Distrito de Vila Real. É sede de um município subdividido em 39 freguesias.

Com uma grande importância estratégica por causa de sua posição geográfica, Chaves foi um local de destaque na Idade Média, oferecendo resistência a inúmeras invasões.

Como é a cidade de Chaves em Portugal

Com uma beleza natural grandiosa, Chaves apresenta inúmeros lugares interessantes, com um Centro Histórico digno de relevo, com a bonita Praça Camões, além de um forte apelo religioso com diversos templos por todo o município, como as Igrejas de Santa Maria Maior, de São João de Deus (século XVIII), a da Misericórdia (século XVII), a de Nossa Senhora do Rosário (situada no Forte de São Francisco) e as Capelas de Santa Catarina, a de Nossa Senhora do Loreto (também conhecida por Senhora da Cabeça, século XVII)), a barroca Nossa Senhora da Lapa, a de Nossa Senhora das Brotas (no Forte de S.Neutel), a da Senhora do Pópulo (em Santo Amaro, século XVI) ou a de São Roque, na Madalena, século XVII, entre tantos outros santuários que pululam pela região.

Outro item digno de destaque é sua apreciada gastronomia típica da região, com os seus famosos ‘enchidos’ e carnes curadas, além do tradicional artesanato, que tem sido mantido vivo ao longo dos séculos, com destaque para trabalhos em barro preto, a cestaria de Vilar de Nantes e as Mantas de Soutelo.

Chaves conta ainda com vários hotéis de qualidade. Dentro da cidade, sobressaem o Casino de Chaves e o Hotel do Forte de São Francisco. Mas a grande estrela situa-se na vila de Vidago (que pertence ao concelho de Chaves). Trata-se do Palace Hotel de Vidago, o último palácio construído pela realeza portuguesa que foi, entretanto, transformado em hotel de charme com campo de golfe e que soma vários prémios internacionais.

Apesar de estar mais ao norte de Portugal, o clima de Chaves é mais quente do que em outras regiões, o que tem atraído tanto turistas quanto pessoas que buscam um lugar para morar em Portugal.

Como toda cidade pequena, Chaves tem seu prós e contras. A melhor qualidade de vida, a paz e tranquilidade, a segurança, os cenários bucólicos e o lazer ao ar livre fazem o contraponto às menores opções de transporte público, menos lojas e comércios variados e a distância até as grandes cidades.

Comparada a outras cidades menores de Portugal, o custo de vida em Chaves é relativamente baixo (e bem mais baixo do que nas grandes cidades). O aluguel de um apartamento pequeno gira em torno de 300 a 600 euros mensais, e os valores para compra ficam na faixa de 60.000 euros. Para ver opções de imóveis para locação em Chaves, você pode acessar o site da Trovit. Os interessados em adquirir um imóvel na cidade podem ver as opções na OLX.

Morar em Chaves é, em última análise, ‘ter tempo’. Ter tempo para tomar um café ou uma cerveja em algum bar tranquilo. Ter tempo para caminhar junto ao rio e deixar os pensamentos voarem alto. Ter tempo de conversar com pessoas amistosas que encontramos na rua. Ter tempo para viver longe da correria.

Assista aqui a um vídeo de Chaves e encante-se ainda mais.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Solução de Consulta Interna nº 13 – Cosit - Decisões judiciais transitadas em julgado (Brasil) [FCB Law]
13/11/2018
Contratação Pessoas com Deficiência x e-Social [Master Consultores]
13/11/2018
Análise reversa na avaliação de riscos [Franco Advogados]
13/11/2018
Na Candy Delicatessen o seu azeite gourmet predileto já está à sua espera: o Dona Berta é claro! [Chico Carreiro]
13/11/2018
Programa ROTA 2030 é aprovado e governo federal anuncia regulamentação [Scharlack Advogados]
13/11/2018
Lar Casa Bela & Grupo Alsa Fort juntos para transformar a vida de crianças e adolescentes [Alsa Fort]