home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

06/11/2018

Portugal e China estão a concluir memorando de entendimento [Portugal]

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Portugal e China estão a concluir um memorando de entendimento no âmbito da iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’, centrada no investimento de infraestruturas.

Augusto Santos Silva não confirmou se este memorando vai ser assinado durante a visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping a Portugal, anunciada para 04 e 05 de dezembro, sendo que mais de três dezenas de Estados já assinaram acordos de cooperação relevantes com a China no quadro deste projeto.

Em Macau, durante uma visita oficial, o governante sublinhou o interesse de Portugal em contribuir na iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’, proposta em 2013 pelo Presidente chinês e que tem como objetivo reforçar as ligações e dinamizar o comércio entre várias economias da Ásia, do Médio Oriente, da Europa e de África, através do investimento em infraestruturas.

O ministro deu destaque ao porto de Sines, que considera estratégico do ponto de vista de ligação aos continentes africano, americano e da conectividade euro-asiática, num momento em que o Governo português se prepara para lançar um concurso internacional que garanta o alargamento do terminal de contentores, atualmente gerido por uma empresa de Singapura.

«É um porto de águas profundas, o porto europeu mais perto do Canal do Panamá, com uma mais-valia logística já que permite uma operação que permite poupar muito tempo e custos, que tem crescido a uma taxa muito interessante», acrescentou.

Anteriormente, Santos Silva já anunciara um acordo com as autoridades de Macau sobre cinco projetos comuns de cooperação entre aquele território e Portugal nas áreas de economia, educação, ciência e tecnologia.

Os cinco projetos prendem-se, adiantou Augusto Santos Silva, com a cooperação na área da defesa dos consumidores, «na intensificação da presença de empresas portuguesas em Macau», na criação de um fundo comum destinado a apoiar projetos na área da ciência e tecnologia (a lançar até ao final do ano), no âmbito da mobilidade no ensino superior, e no reconhecimento recíproco de graus académicos.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Governo vai reformular seguro para exportações [Brasil]
13/11/2018
Portugal registou uma das maiores descidas na taxa de desemprego em setembro [Portugal]
13/11/2018
Faturamento do setor de serviços em SP vai a R$ 29,3 bi e bate recorde [Brasil]
13/11/2018
Infraestruturas de Portugal já investiu até setembro mais que em todo ano de 2017 [Portugal]
13/11/2018
Produção na construção cresceu 4,2% em setembro [Portugal]
13/11/2018
Portugal está entre os melhores destinos para gozar a reforma [Portugal]