home > notícias

ASSOCIADOS

18/11/2018

O que fazer para aumentar o seu patrimônio líquido? [Claritas]

Na contabilidade empresarial, o patrimônio líquido corresponde à diferença entre o que uma empresa possui e quanto ela deve. Ou seja, é a representação da riqueza e de quanto dinheiro há disponível, caso todos os ativos sejam liquidados. Com suas finanças pessoais, isso não é diferente.

Ao aumentar patrimônio líquido, você amplia o seu nível de riqueza e também o de segurança, gerando maior previsibilidade sobre o que terá disponível. Isso permite realizar seus objetivos sem estar continuamente endividado.

Para fazer esse incremento, algumas ações são indispensáveis, tanto de preparação quanto de execução e de acompanhamento. Ao conhecê-las, o processo ficará mais simples. Para tanto, leia neste artigo os pontos que você deve saber sobre o tema!

ENTENDA A CONFIGURAÇÃO DOS SEUS RENDIMENTOS

O seu rendimento é tudo aquilo que você ganha e que, portanto, entra em seu orçamento e patrimônio. Quanto maiores forem os recebimentos de um indivíduo, maior tende a ser o seu acumulado — ao menos, pontualmente. Porém, nem todo rendimento é igual e há dois tipos principais: os ativos e os passivos.

Os rendimentos ativos são aqueles que remuneram uma ação que executa, ou seja, é preciso fazer um esforço para conquistá-lo. O exemplo clássico é o seu trabalho: você cumpre a carga horária e as funções específicas e, por essa ação, recebe o salário, que é o rendimento fixo principal.

Esse elemento é importante porque traz previsibilidade e segurança, mas não se recomenda depender somente dele. Sendo apenas um, você tem uma capacidade limitada de produzir e de ganhar, de modo que os recebimentos ficam estacionados em certo patamar.

Para complementar, há os rendimentos passivos. Eles são obtidos sem ser necessário agir ativamente. É o caso do aluguel de um imóvel próprio, de um dinheiro recebido por questões legais, ou do rendimento dos investimentos.

Porém, é preciso ter cuidado. No início do processo, somente gerar renda passiva, por si só, dificilmente vai aumentar o seu patrimônio. Tendo renda ativa e passiva e gastando além do que ganha, ou quase tudo o que recebe, seu acúmulo de riquezas também ficará estagnado, ou até mesmo diminuirá.

AJUSTE O MINDSET PARA AUMENTAR O PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Não dá para conseguir o aumento do valor de seu patrimônio se a sua mentalidade não acompanhar a necessidade de mudança de comportamento. É preciso encarar o dinheiro de uma maneira diferente, assim como fazer ajustes. Ter foco nesse objetivo se torna indispensável, de modo que seja viável superar possíveis obstáculos que surjam no caminho.

Entender que seu futuro financeiro está diretamente correlacionado com seu comportamento atual com o dinheiro é essencial para iniciar essa mudança.

Aproveitando a transformação de mentalidade, comece a se planejar a fim de quitar as dívidas e deixar seu orçamento “limpo”. A mudança de atitude, por sua vez, serve para evitar que novos débitos sejam criados.

CONTROLE E REDUZA OS GASTOS

Feito isso, é o momento de partir para a próxima etapa necessária para aumentar o patrimônio líquido: a geração de riqueza. Como é fundamental partir de algum lugar, você precisará abrir espaço no orçamento.

Poupar dinheiro é o que precede a geração de receita, então, é o momento de analisar quais são os gastos. Avalie para onde, de fato, estão indo os seus recursos financeiros. A ideia é identificar ralos e gargalos de recursos, ou seja, pontos de desperdício. A partir daí, é preciso reduzir ou até eliminar certos gastos. Gastando menos, haverá uma sobra de valores, a qual deve ser economizada — de preferência, de forma constante e consistente.

Para viabilizar tudo isso vale a pena ajustar o seu padrão de vida. Se puder depender menos de dinheiro, gastar menos com coisas supérfluas, mesmo que temporariamente, haverá maior disponibilidade para gerar riqueza e ampliar o patrimônio.

COMECE A INVESTIR EM OPÇÕES ADEQUADAS

Depois de realizar tudo isso, você contará com um montante extra. É fundamental fazer com que este comece a se multiplicar, até o ponto em que se torne sustentável. Sendo assim, é indispensável recorrer a investimentos.

Com a rentabilidade, haverá a geração de uma quantia maior de dinheiro de maneira passiva, o que incrementa o patrimônio. Com os juros compostos, um montante maior e um tempo mais amplo contribuirão para o  aumento de valores.

É possível escolher opções de renda fixa ou de renda variável. A diversificação é recomendada e é importante estar atento ao seu perfil de investidor. Com isso, poderá administrar os riscos conforme o seu apetite a esse elemento. A fim de obter melhores resultados, uma das recomendações é aplicar em fundos de investimento que tenham classificação de risco em linha com seu perfil e que obtenham ganhos acima do CDI.

Em alguns casos, sair do banco e procurar instituições independentes pode colocá-lo em contato com um leque mais amplo de opções de investimento e um tipo de abordagem que o auxilie na tarefa de identificar e investir em produtos com melhores rendimentos. Com o que foi economizado no passo anterior, você poderá fazer a alocação e, a partir daí, aproveitar a rentabilidade.

Idealmente, considere reinvestir o lucro – se não tudo, pelo menos parte dele. Isso permitirá que sua riqueza ganhe força no processo de crescimento.

FAÇA UM ACOMPANHAMENTO CONSTANTE E CONSISTENTE

Depois de realizar tudo isso, você terá criado uma engrenagem para aumentar seu patrimônio líquido. Porém, é necessário compreender que essa não é uma ação definitiva e que nem sempre funcionará da mesma maneira.

Pode acontecer de, com o tempo, um investimento se tornar menos atrativo ou uma opção deixar de ser adequada para o seu perfil ou seus objetivos. Portanto, é fundamental fazer análises constantes de suas aplicações.

Crie o hábito de observar, periodicamente, o valor e o crescimento patrimonial, entendendo quais são seus elementos principais. Assim, será possível realizar quaisquer modificações que sejam necessárias para alcançar uma performance ainda melhor.

CONTE COM UMA ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS

Uma assessoria de investimentos poderá entender seu perfil e orientá-lo para as melhores opções disponíveis. Assim você poderá ter ser recursos alocados em opções de investimentos geridas por empresas que disponibilizam o serviço de profissionais experientes e habilitados para analisar o mercado e tomar decisões mais assertivas.

Com esse auxílio, os investidores, mesmo sendo iniciantes, têm a possibilidade de aplicar seus recursos de forma profissional, alcançando melhores retornos, sem incidir em riscos desnecessários ou que contrariem seu perfil pessoal de investidor. E isso concede ao investidor diversas vantagens que facilitam a tarefa de aumentar seu patrimônio líquido. Entre esses benefícios, podemos citar os seguintes:

SERVIÇO ESPECIALIZADO

Para garantir que seu desempenho seja plenamente capaz de corresponder aos requisitos de seus clientes, gestoras de recursos costumam ser rigorosas em seus processos seletivos e só contratam profissionais experientes e capacitados.

Entre esses profissionais não são raros aqueles que contam com formação no exterior e qualificações importantes, como mestrados e doutorados. A união de uma formação de ponta com a experiência adquirida ao longo dos anos de atividade profissional capacita os gestores a analisar o mercado de forma precisa, em busca das melhores opções disponíveis para aplicar o capital de seus clientes.

Graças a esse cuidado, ao confiar seus recursos a uma gestora, o investidor pode ficar mais tranquilo sabendo que eles serão administrados da maneira mais eficiente e segura possível, sempre considerando a melhor relação risco x retorno e seu perfil de investidor.

Ao levar em conta a importância do time de gestores, este deve ser considerado um diferencial. Portanto, é interessante que o investidor conheça mais sobre a equipe que será responsável por gerir seus investimentos antes de se decidir.

INVESTIMENTOS ALINHADOS A CADA PERFIL DE CLIENTE

Uma vez que o objetivo principal de investimentos é melhorar a qualidade de vida do investidor, aumentar seus rendimentos e oferecer a ele a oportunidade de viver com mais conforto e segurança, é importante que ele não crie dificuldades, o que, de certo modo, o afastaria de seu objetivo inicial.

Por esse motivo é tão importante que o investidor aporte seus recursos de acordo com seu perfil pessoal. Uma pessoa mais conservadora e avessa aos riscos pode se sentir bastante inquieta frente à variação de preços que aplicações em renda variável enfrentam. Um investidor mais arrojado, por sua vez, pode ficar mais confortável com isso sabendo que pode ter retornos satisfatórios.

Ao aplicar seus recursos de acordo com seu perfil pessoal, o investidor se livra desse possível sentimento de inadequação, o que lhe permite continuar realizando seus aportes sem sofrer perda em sua qualidade de vida devido à ansiedade.

Os profissionais que atuam nas assessorias de investimentos e gestoras de recursos são plenamente capacitados para verificar o perfil dos seus clientes e, com base nele, orientá-los a respeito das aplicações que melhor atendem às suas necessidades de rentabilidade e segurança.

PLANEJAMENTO

Um dos principais pontos a serem considerados antes de se realizar um determinado investimento é por quanto tempo o recurso pode ficar alocado em uma aplicação. Embora investimentos de menor liquidez normalmente apresentem maior rentabilidade, ao dedicar a eles todos os seus recursos, o investidor pode se encontrar em dificuldades frente a um evento que exija acesso rápido a esses recursos.

Ao contar com o auxílio de uma assessoria de investimentos, o investidor pode receber orientação e ajuda para realizar o devido planejamento e, assim, dividir suas aplicações de acordo com objetivos de curto, médio e longo prazos, alocadas em capital que atenda às necessidades de liquidez de cada uma delas.

Desse modo, é possível alcançar um melhor planejamento para a aposentadoria, por exemplo, acumulando um montante de capital necessário para manter o seu padrão de vida após deixar de trabalhar, além de alocar recursos com objetivos mais imediatos, como uma reserva de emergência ou um possível fundo de férias.

SEGURANÇA

Entre as principais vantagens oferecidas por gestoras de investimento, podemos citar ainda a segurança. Isso porque elas atendem a altos padrões de segurança jurídica e transparência.

Buscando proteger o interesse e a segurança dos investidores, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estipulou um conjunto de normas para regulamentar a operação de diversas instituições que atuam no mercado financeiro.

Logo, as empresas que desempenham essa função precisam seguir uma rigorosa regulamentação, que orienta e fiscaliza todos os seus processos e procedimentos, para garantir a integridade da instituição e a segurança dos recursos confiados a ela.

TRANSPARÊNCIA

Outra vantagem entregue por gestoras de recursos é a transparência, já que o investidor sabe exatamente como a gestora lucra, de modo que não precisa se sentir inseguro diante de possíveis conflitos de interesses.

Normalmente, a remuneração das gestoras acontece por meio da taxa de administração, cobrada para manter a equipe de gestores e os insumos necessários para sua operação, e também pela taxa de performance, um percentual pago a mais quando o retorno dos investimentos supera as metas estipuladas.

Para que a empresa mantenha sua carteira de clientes e conquiste novos, é necessário que, mesmo aplicando essas taxas, entregue resultados acima da média. Não por acaso, é seu interesse que os investidores sempre atinjam os melhores resultados.

Tendo isso em vista, ao confiar seus recursos a uma instituição que ofereça maior transparência quanto à sua forma de remuneração, o investidor adquire a certeza de que os interesses dela estão alinhados aos seus e, assim, pode investir de maneira mais confiante.

Com esses passos, é possível aumentar o seu patrimônio líquido de maneira consistente e mais segura. Com uma mudança de mentalidade, eles podem ser executados de forma menos complexa, ajudando a ter segurança e bom desempenho financeiro.

Ter boas opções de investimento é fundamental para atingir esse objetivo, entre em contatoconosco e veja como podemos ajudar os seus recursos!

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
12/12/2018
O falso fim do planejamento tributário [Franco Advogados]
11/12/2018
Terceiro avião Airbus A321neo da TAP fez primeiro voo comercial [TAP]
11/12/2018
Onde investir o seu décimo terceiro? 5 opções de investimento [Claritas]
11/12/2018
O valor do mar, em todas as suas nuances, sai em livro [Essential Idea]
11/12/2018
Empresa da Mota-Engil no México investe 121 milhões de euros na energia [Mota Engil]
11/12/2018
PERT - consolidação da modalidade “demais débitos” no âmbito da RFB (Brasil) [FCB Legal]