home > notícias

ASSOCIADOS

28/11/2018

Como usar nota do enem em Portugal? [Como estudar em Portugal]

A partir do dia  03 de Dezembro de 2018, começam as inscrições de candidatura de estudantes brasileiros com nota do ENEM, nas universidades portuguesas, para o ano letivo 2019/2020. O período de candidaturas varia entre as universidades e cursos.

O ano letivo em Portugal começa em Setembro de 2019 e sempre aconselhamos o estudante brasileiro fazer a inscrição na 1ª fase, aumentando as chances de garantir a vaga na universidade e sucesso no processo de requerimento de visto de residência para fins de estudos. O processo de candidatura, admissão, seriação, matrícula e requerimento de visto, deverá ser concluído no prazo médio de 6 meses.

Como saber se você tem nota mínima do ENEM para se candidatar?

Algumas universidades portuguesas, aceitam a candidatura de estudantes brasileiros que fizeram o ENEM nos 3 anos anteriores.

Com a nota do ENEM, você pode se candidatar para o ProUni, FIES ou SiSU, e também poderá se candidatar a uma vaga em  44 universidades portuguesas, sem precisar participar do concurso nacional (vestibular) português.

Muitos estudantes não sabem como ingressar em uma universidade portuguesa, e uma das dúvidas mais frequentes é o valor mínimo da nota do ENEM que as universidades portuguesas exigem para o aluno se candidatar a uma vaga no ensino superior. Para estudar em Portugal é preciso ter uma nota mínima que varia de 475 a 600 pontos no ENEM, cada universidade possui uma regra específica para realizar a candidatura, mas a sua nota do ENEM, vale para qualquer curso de graduação, exceto medicina, que, só admite estudantes nacionais, com dupla cidadania e quem possui o estatuto de igualdade de direitos e deveres e selecionados em provas específicas. Os cursos duram de 3 a 5 anos, sendo que alguns cursos, é obrigatório a conclusão do mestrado integrado, por exemplo o curso de arquitetura.

Alguns exemplos de notas mínimas das universidades em Portugal, cada universidade aplica as regras para cálculo de nota de corte e pode mudar dependendo do curso, como acontece no Brasil.

Universidade de Algarve (UALg)

Para se candidatar na UALg, deve ter no mínimo de 500 pontos na prova de redação e o mínimo de 475 pontos em cada uma das provas objetivas do ENEM.

Universidade de Coimbra

Para se candidatar na Universidade de Coimbra, deve ter no mínimo de 600 pontos na prova de redação e o mínimo de 600 pontos em cada uma das provas objetivas do ENEM.

Vale ressaltar que as universidades públicas portuguesas são pagar e cobram propinas (anuidades) como forma de coparticipação nos custos do ensino. Tenha em mente que será necessário pagar uma propina de 1,5 mil a 7 mil euros, além de taxas de seleção e matrícula. Algumas universidades portuguesas parcelam o valor da anuidade em até 10 vezes.

Quer estudar em Portugal? Clique aqui

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/06/2019
Novas regras para o seguro fiança locatícia [Pinheiro Neto Advogados]
18/06/2019
DEBATE - O uso de tecnologias na reforma do Estado: a experiência de Portugal [Fundação FHC]
18/06/2019
Congresso Mundial das Redes da Diáspora (Porto, 13-14 de julho) [Consulado Geral de Portugal]
18/06/2019
Projetamos, implementamos e acompanhamos full time a infraestrutura do seu projeto na nuvem [Claranet]
18/06/2019
EDP e Eneva inauguram primeira estrada do Ceará construída com cinzas de carvão [EDP]
18/06/2019
Pestana Hotel Group conquista cinco ‘óscares’ do turismo no WTA Europa [Cunha Vaz]