home > notícias

MUNDO

04/12/2018

Especialistas portugueses formam estudantes moçambicanos na área de medicina

Numa iniciativa promovida pela ‘Health for Mozambican Children and Families’, os estudantes moçambicanos frequentam o mestrado no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, Moçambique.

Cerca de 200 estudantes de mestrado no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, em Moçambique, estão a ser formados na área de medicina geral por especialistas portugueses, uma iniciativa promovida pela ‘Health for Mozambican Children and Families’.

«A ideia é garantir que estes especialistas partilhem a sua experiência com os nossos docentes», declarou Júlio Thaimira, do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande em Sofala, centro de Moçambique.

O programa da formação, com duração de cinco dias, abrange as áreas de ginecologia, pediatria e assistência à gravidez. «Há problemas de quadros nestas matérias e, portanto, esperamos que esta formação sirva para melhorar a qualidade do trabalho deste grupo», declarou Júlio Thaimira.

Por sua vez, a presidente da ‘Health for Mozambican Childrem and Families’, Carla Rêgo, disse que a organização não-governamental portuguesa está aberta para apoiar planos futuros, cujo foco está na assistência à saúde das pessoas.

«Estamos totalmente disponíveis para apoiar iniciativas similares em todas dimensões, tanto na questão da ciência como no apoio em geral», concluiu Carla Rêgo.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
12/12/2018
Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho, séculos XIX e XX [Embaixada de Portugal no Brasil]
12/12/2018
Brasília Encontra Portugal [Embaixada de Portugal no Brasil]
11/12/2018
Inaugurado Largo José Saramago em Lisboa Reproduzir Vídeo Inaugurado Largo José Saramago em Lisboa
11/12/2018
CNN destaca Portugal como um dos melhores lugares da Europa para visitar
11/12/2018
Portugueses elegem destinos de língua portuguesa para o 'reveillon'
11/12/2018
"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"