home > notícias

ASSOCIADOS

11/12/2018

O valor do mar, em todas as suas nuances, sai em livro [Essential Idea]

Publicado pela Essential Idea Editora, O Valor do Mar – Uma visão integrada dos recursos do Brasil, focando economia, ambiente, biotecnologia, energia, óleo e gás, pesca, turismo, indústria naval, gastronomia, esportes, aspectos socioculturais

A importância do oceano nas dimensões social, econômica, cultural, histórica, ambiental, científica, estratégica e geopolítica é destacada no livro O Valor do Mar – Uma visão integrada dos recursos do Brasil, da Essential Idea Editora, organizado pelo especialista em economia do mar de Portugal Miguel Marques, o professor e oficial da Marinha do Brasil, André Beirão, e o editor Rogerio Ruschel, que chega agora às livrarias.

Com 260 páginas, centenas de quadros, mapas, fotos e muita informação, O Valor do Mar apresenta uma visão integrada e estratégica do nosso mar. Mais do que isso, levanta a urgência do Brasil adotar um modelo de desenvolvimento sustentável dos recursos do mar territorial de 8,5 milhões de km2  (nossa Amazônia Azul) pelo qual passam mais de 90% do seu comércio internacional.

Em 2017, foram produzidas 172 milhões toneladas de pescados no mundo. A segunda carne mais produzida foi a suína (120 milhões de toneladas), seguida por frango (118 milhões) e carne bovina (70 milhões). Em 2025, a produção mundial de pescados deve chegar próxima à casa dos 200 milhões de toneladas. O potencial da pesca no Brasil se repete em todas as demais atividades da Economia do Mar, da energia ao turismo, dos transportes a biotecnologia.

O livro traz uma entrevista inédita com o almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e o próximo ministro de Minas e Energia, sobre o submarino com propulsão nuclear brasileiro (SNBR), que será lançado em breve e que, segundo ele, dá uma nova dimensão ao poder naval do país. E uma saborosa conversa com o chef Alex Atala sobre o mar que vem para a mesa.

“Muitas pesquisas mostram que o futuro das sociedades vai depender cada vez mais do mar, da chamada economia azul, ” diz o editor Rogerio Ruschel. “O livro analisa a nossa realidade, com seus problemas e oportunidades, e mostra como  outros países estão resolvendo seus problemas e aproveitando suas oportunidades”.

O Valor do Mar – uma visão integrada dos recursos do Brasil, Essential Idea Editora, tem 260 páginas e será vendido por R$ 150,00.

Capa do Livro que chegou às livrarias

Abaixo: Rogério Ruschel, o professor e oficial da Marinha, André Beirão e o economista Miguel Marques, os organizadores do livro no debate de lançamento de O Valor do Mar,  em S.Paulo

Mais informações com:

Leila  Reis (leila@rlcpress.com.br) 11 99170-4876

Vivian Leite (vivian@rlcpress.com.br) 11 3673-4452

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Auto Sueco entrega o primeiro volvo FH LNG em Portugal [NORS]
16/01/2019
Justiça pela Paz em Casa: prioridade para julgar casos de violência doméstica [Capistrano Sociedade de Advogados]
16/01/2019
A proteção patrimonial e o risco da penhora do bem de família caracterizado como de “alto padrão” [Menna Barreto]
16/01/2019
Sancionada a Lei que regulamenta a Multipropriedade no Brasil [FCB Legal]
16/01/2019
Vamos construir um diferencial? [Galpão 162]
16/01/2019
Um Porto de partida [Eirostec]