home > notícias

MUNDO

12/12/2018

Brasília Encontra Portugal [Embaixada de Portugal no Brasil]

A Embaixada de Portugal e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, em colaboração com o Turismo de Portugal, promovem a 1ª edição do evento “Brasília Encontra Portugal”. A iniciativa teve lugar entre os dias 13 e 16 de novembro, na Embaixada de Portugal em Brasília, com entrada franca.

O evento foi uma ocasião especial para conhecer a Embaixada de Portugal, edifício inaugurado em 1978, da autoria do arquiteto português Raul Chorão Ramalho, cujo exterior conta com intervenções plásticas e escultóricas de artistas portugueses.

Com a criação deste programa multidisciplinar, a Embaixada de Portugal visou proporcionar um espaço privilegiado para a reaproximação, a redescoberta, o reconhecimento mútuo, bem como a celebração do histórico relacionamento interatlântico projetando-se modernidade.

O programa foi concebido em torno de 4 eixos: Design; Cultura; Turismo; e Gastronomia.

Congregando conteúdos diversos e projetos inovadores, numa programação heterodoxa que inclui vertente formativa (oficinas e workshops), a Embaixada de Portugal espera poder contribuir para o alargamento de experiências a novos públicos brasilienses (incluindo crianças e jovens), fortalecendo o diálogo entre Portugal e Brasil, na contemporaneidade.

Serviço:

Brasília Encontra Portugal

Local: Embaixada de Portugal em Brasília (SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2)

De 13 a 16 de novembro

Horário: consultar programação

Entrada gratuita

Mais informações: assessoria@institutocamoes.org.br

PROGRAMAÇÃO

13 de novembro (terça-feira), 18h00 – 20h30

18h00 – Abertura oficial das exposições Portugal Manual e Brasília Design e mesa-redonda subordinada ao tema “Territórios do Design Contemporâneo: diálogos luso-brasilienses”

14 de novembro (quarta-feira), 10h00 – 17h00

10h às 17h – Visitação do “Bondinho Prazeres 28” e das exposições Portugal Manual e Brasília Design

11h às 16h – Gastronomia: Food Trucks – Venha almoçar na Embaixada de Portugal!)

15 de novembro (quinta-feira - feriado da Proclamação da República), 10h00 – 18h00

10h às 17h – Visitação do “Bondinho Prazeres 28” e das exposições Portugal Manual e Brasília Design.

Programa para crianças:

10h30 – Workshop “Terrário para Crianças”

10h30 – Oficina de fotografia lúdica para crianças - Idade: de 4 a 6 anos

11h às 16h – Gastronomia (Food Trucks – Venha almoçar na Embaixada de Portugal!)

Oficinas e Workshops

11h30 – Oficina Mobile (fotografia em celular)

15h00 – Workshop criativo de flores

16h00 – Oficina de fotografia

16h00 – Concerto BeJazz

Trio formado pelos conhecidos músicos Eudes Carvalho (bateria), Misael Barros (baixo acústico) e Daniel Castro (guitarra), com a participação especial do cavaquinista brasiliense Matheus Donato, num diálogo único da formação jazzística com um instrumento tradicional como é o cavaco de 6 cordas.

16 de novembro (sexta-feira), 10h00 – 17h00

10h às 17h – Visitação do “Bondinho Prazeres 28” e das exposições Portugal Manual e Brasília Design

11h às 16h – Gastronomia (Food Trucks – Venha almoçar na Embaixada de Portugal!)

Sobre a programação:

Bondinho “Prazeres 28”

Um ícone da cidade de Lisboa estará estacionado nos terrenos da Embaixada, num convite ao público para conhecer, gratuitamente, todos os atrativos turísticos de Portugal por meio de experiências sensoriais. O equipamento, com 25 lugares sentados, dispõe de um sistema audiovisual imersivo e um simulador das ruas de Lisboa. São também dadas a conhecer outras localidades e elementos culturais tão diversos quanto a Biblioteca da Universidade de Coimbra, a Casa da Música no Porto, a guitarra portuguesa, os azulejos tipicamente lusos, sem esquecer os bons vinhos.

Expo // Brasília Design

O design brasileiro ganha reconhecimento internacional. Brasília (Cidade Criativa da UNESCO) segue provocando a inventividade e afirma-se enquanto campo de experimentação das artes e do design. Esta exposição celebra a diversidade criativa do design de produto genuinamente brasiliense, com uma seleção da produção contemporânea, entre nomes consagrados e novos talentos.

Portugal M A N U A L

Uma plataforma que reúne artesãos contemporâneos num ecossistema que promove a transmissão de saberes, de modo a dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em Portugal. Vai estar em exposição o trabalho de artistas, designers e produtores que, através de novos contornos, redesenham objetos, ideias, mas também valores, procurando reposicionar a imagem de Portugal, valorizando sempre a tradição, o consumo ético e o empreendedorismo criativo. A Portugal M A N U A L acredita no saber fazer dos novos artesãos, aliando a tradição manual com a imaginação, reinventando conceitos com um olhar contemporâneo, criativo e cosmopolita.

Workshop de Design Floral

As floristas da “Moça do Buquê” darão a conhecer inovadores arranjos florais em vaso ou jarra (com água), ensinando tudo sobre plantas, quais os cuidados necessários e tudo o que é preciso saber para começar a fazer arranjos florais em casa. Além disso, os alunos vão produzir seus próprios arranjos, que levarão consigo.

• Inscrição (R$ 120,00 para as duas oficinas) pelo e-mail mocadobuque@gmail.com ou pelo telefone: (61) 9 8141-4433.

Oficina de fotografia

A oficina de retrato tem como objetivo ajudar a proporcionar a todos os interessados um olhar mais sensível face à realidade, ampliando uma nova forma de ver e pensar o mundo e as pessoas à nossa volta. Fazendo de uma oficina simples uma vivência única para os participantes, onde terão a oportunidade de trabalhar conceitos importantes da fotografia e retrato.

• Inscrição gratuita pelo e-mail: ou pelo telefone: (61) 9 9909-8585

Música

A composição do grupo é inspirada nos clássicos trios de jazz formados por bateria, baixo acústico e guitarra. Os músicos Eudes Carvalho, Misael Barros e Daniel Castro, juntaram-se a seis anos e desde então, têm se apresentado regularmente em bares e restaurantes de Brasília. Com um repertorio formado por standards de jazz e música popular brasileira, o grupo já se mostra consolidado na cena musical brasiliense. No evento “Brasília Encontra Portugal”, o trio conta com a participação do cavaquinista brasiliense Matheus Donato.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/05/2019
Obra de Ricardo Araújo Pereira vence prémio de tradução em checo
15/05/2019
Ci.CLO Bienal Fotografia reúne exposições de 53 artistas no Porto
15/05/2019
Olimpíada Brasileira de Astronomia terá participação de 800 mil alunos
15/05/2019
Lisboa é a 6a cidade mais requisitada do Mundo para congressos internacionais
15/05/2019
Museus de todo o país têm programação especial a partir de hoje
15/05/2019
Exposição sobre o impacto do plástico nos oceanos para ver em Lisboa