home > notícias

MUNDO

12/12/2018

Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho, séculos XIX e XX [Embaixada de Portugal no Brasil]

O lançamento do livro Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho, séculos XIX e XX da autora Cristina Aires Ribeiro de Carvalho, teve lugar no dia 29 de novembro 2018 às 19h30 no Camões - Centro Cultural Português - Brasília / Embaixada de Portugal, SES Av. das nações, quadra 801 - lote 02.

O livro é um misto de auto-biografia, história de família, genealogia, história do cotidiano e antropologia histórica. Centrada na figura de sua “vó Jove”, a autora Cristina Aires Ribeiro de Carvalho convida-nos a um passeio por sua vida e obra em Divinópolis, Minas Gerais. 

 

 

Baseada em mais de 500 documentos pessoais da família reunidos em cinco cadernos da avó, poesias, fotografias, planos de aula da avó professora, atas e relatório de reuniões dos Clubes de Mães (mulheres menos favorecidas), a  autora revela as histórias das mulheres de sua família, a colaboração efetiva em suas cidades e os modos de vida que precisam ser pensados e compreendidos a partir da concretude da vida, pois dizem muito não somente de si mesmas, mas também de gerações. 

A autora é natural de Carmo da Mata, Minas Gerais. Viveu em Divinópolis, Minas Gerais até os 12 anos. Formou-se em Ciências Biológicas pela PUC-Minas, e aprofundou seus estudos na área de biológica da conservação no Reino Unido, onde residiu por sete anos concluindo seus estudos de mestrado e doutoramento. Morou nos estados da Bahia por dois anos e no Pará por três, e há quinze anos parou em Brasília. É doutora em Ciências Ambientais e assessora do setor de cooperação internacional da Delegação da União Europeia. 

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/03/2019
Portugal é o Melhor Destino Sustentável da Europa
13/03/2019
Primeira edição dos prémios da música portuguesa realiza-se em abril
13/03/2019
Casa da Música recebe estreia ibérica de sinfonia de Charles Ives
13/03/2019
Memória e futuro dão o mote aos 125 anos do São Luiz
13/03/2019
Criador português dedicou desfile na Moda Lisboa à sustentabilidade
13/03/2019
Novos projetos da Real Companhia Velha e da Sandeman