home > notícias

MUNDO

18/12/2018

Startup portuguesa cria sistema para aeronaves que pode salvar vidas

Sistema foi pensado para a aviação experimental e ligeira que pode vir a salvar vidas. Objetivo é chegar às falhas antes de estas provocarem acidentes.

A iTrack Solutions, startup de Coimbra, criou um sistema que permite detetar qualquer falha impercetível sem o uso de equipamentos de medição. Este sistema, explica a iTrack Solutions, foi pensado para a aviação experimental e para Light Sport Aircrafts (LSA), ou seja, aviação ligeira.

O sistema criado chama-se Air Copilot e analisa as informações recolhidas através dos sensores instalados na aeronave para obter informações sobre os sistemas mecânicos do avião, alertando sempre que haja problemas mecânicos.

Como? A empresa explica que a caixa que é instalada nas aeronaves (de forma não invasiva) integra sensores de vibração, um teste de compressão relativa e medidor de impulso que permite detetar falhas antes que se tornem um problema. 

Este sistema pode revelar-se preponderante uma vez que cerca de 18% dos acidentes na aviação ligeira tem origem em falhas mecânicas, podendo a Air Copilot vir salvar vidas. 

O produto, que se encontra a ser desenvolvido com uma patente da Agência Espacial Europeia (ESA), vai ser demonstrado no próximo dia 20 e 21, em Coimbra, num evento da ESA BIC Portugal, com a presença do diretor-geral da ESA, Johann-Dietrich ‘Jan’ Wörner, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Google Arts & Culture permite visitar arte portuguesa a partir de qualquer parte do mundo
16/01/2019
Prémio Literário Armando Silva Carvalho distingue escritores da lusofonia
16/01/2019
Venha deliciar-se na Feira do Queijo Serra da Estrela 2019
16/01/2019
Enoturismo. Faturação da Porto Cálem aumentou 40% no ano passado
16/01/2019
Duas marcas portuguesas de vinhos distinguidas com prémio internacional
16/01/2019
Livraria Lello celebra 113 anos