home > notícias

ASSOCIADOS

18/12/2018

Quais são os 3 melhores investimentos para 2019? Descubra! [Claritas]

O próximo ano será marcado por uma nova fase na economia nacional. Com o início de um novo governo, que se destaca pelo seu perfil econômico liberal, a perspectiva é que tais mudanças reflitam positivamente na economia. Esse cenário ajuda a identificar quais são os melhores investimentos para 2019 e o que o investidor precisa saber para começar o ano com o planejamento de sua carteira bem estruturado.

Então, desenvolvemos este artigo com o objetivo de apresentar um panorama com as perspectivas econômicas para o país em 2019, trazendo dicas de investimentos interessantes para o próximo ano, o que vai auxiliar o leitor na formatação da sua carteira de forma equilibrada e coerente com o mercado. Acompanhe!

O QUE ESPERAR DO MERCADO DE INVESTIMENTOS EM 2019

Quando se fala em perspectivas de mercado, é importante que o investidor tenha em mente que qualquer previsão não é garantia, uma vez que todas as mudanças que acontecem no cenário econômico e político influenciam diariamente e diretamente nessas perspectivas.

Isso demonstra, desde o princípio, a importância de se manter atento ao que acontece durante todo o ano, tendo em vista que há muitos fatores que podem alterar completamente um cenário de mercado. E essas mudanças vão além dos limites territoriais brasileiros, alcançando a esfera internacional.

Dessa forma, as análises acerca do mercado de investimentos para 2019 levam em conta o cenário político, econômico, bem como as perspectivas e informações de mercado atuais. Nesse contexto, indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação apontam que o Brasil retomará o crescimento, o que demonstra o otimismo do mercado com o fim da incerteza que rondava o país no período que antecedeu as eleições presidenciais. Entretanto a efetivação na prática do novo governo, deve gerar uma volatilidade no mercado.

Conforme anteriormente comentado, o presidente eleito para os próximos quatro anos mantém um posicionamento econômico liberal. Nessa corrente de pensamento, a ação do Estado sobre a economia é menos intervencionista, e é aí que encontramos um dos grandes diferenciais do novo governo, já que, para os investidores, existe a possibilidade de se obter maior previsibilidade no mercado.

Com isso, os investidores têm condições de saber com mais clareza quais são as possibilidades econômicas para o país, garantindo um grau mais elevado de previsibilidade dos seus investimentos.

A partir do momento que um grupo político assume o poder, o mercado tem uma boa noção do que poderá acontecer, tendo em vista o perfil de atuação do político e a sua linha de pensamento. Obviamente, uma variável muito importante é a capacidade desse governo de implementar efetivamente suas teses e discursos na prática. Para o próximo ano, especificamente, o mercado espera que algumas reformas sejam aprovadas.

Além da análise política, a interpretação de dados e estatísticas também forma um pilar importante nas decisões e previsões de investimentos.

MELHORES INVESTIMENTOS PARA 2019

A partir da análise das questões mencionadas, alguns investimentos demonstram mais segurança e previsibilidade para os investidores. Apostar nessas soluções permite que o investidor esteja alinhado com o que se espera do mercado em um determinado período.

Para 2019, os fundos multimercado são a grande aposta dos especialistas e, além deles, os investimentos em renda variável e crédito privado também têm ganhado destaque. Entenda um pouco mais sobre cada um destes investimentos:

1. FUNDOS MULTIMERCADO

A primeira, e mais indicada opção de investimento para o próximo ano, são os fundos multimercado. Eles podem ser definidos como uma espécie de investimento que visa diversificar a carteira, oferecendo a possibilidade de obter resultados superiores ao CDI e aproveitar as melhores oportunidades entre as diversas classes de ativos, de acordo com uma política de investimento predeterminada.

Nessa modalidade de fundo, os gestores podem buscar ativos de todos os tipos: renda fixa, ações, mercado de câmbio, derivativos, inflação, entre outros.

A principal característica dessa opção é que oferece ao investidor uma maior diversificação e, assim, não limita o investimento a um único mercado ou ativo. Entretanto, é importante destacar que o sucesso do fundo multimercado está diretamente ligado a uma estratégia eficiente, definida por um gestor capacitado e competente. Por isso é preciso avaliar com cuidado ao escolher um gestor.

Em 2019, a tendência é que os gestores desses fundos encontrem mais oportunidades e condições de gerar ganho para os seus investidores, considerando que o mercado se encontra otimista.

Como passamos por um momento de volatilidade, a decisão de deixar os recursos na mão de um gestor com conhecimento e experiência permite que ele faça a diversificação de forma mais adequada, possibilitando um retorno financeiro maior.

Vale lembrar que existem fundos que atendem aos mais variados perfis de investidores, desde os mais agressivos até os mais conservadores. Mas no geral os fundos multimercado possuem volatilidade, sendo um investimento mais interessante para o prazo de pelo menos 12 meses.

2. RENDA VARIÁVEL

Outra modalidade de investimentos que apresenta boas perspectivas para o próximo ano é a renda variável. Nesse caso, os fundos de ações são uma ótima opção, compostos por 67% de ações da bolsa, permitindo diversificar o investimento em mais de uma empresa. Delegar a seleção dos melhores ativos para um gestor permite com que os investidores ganhem dinheiro mesmo quando o país está economicamente prejudicado e a bolsa de valores está em queda, pois eles conseguem montar posições de proteção.

Como existe uma boa projeção para o PIB e a aposta na subida da bolsa de valores, o investimento em renda variável apresenta a perspectiva de ser um bom negócio para os investidores.

Mas, novamente, vale a pena escolher com atenção o gestor que cuidará de seus investimentos. Assim você garante pessoas especializadas utilizando as melhores estratégias para promover ganhos.

3. CRÉDITO PRIVADO

A terceira opção de investimento e que também é uma aposta dos especialistas de mercado são os investimentos de renda fixa em crédito privado, esses investimentos são papéis de dívida emitidos por empresas privadas como  debêntures, debêntures incentivadas, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA). Com uma boa perspectiva econômica, as empresas tendem a ter um maior crescimento e aumento em seus lucros.

Apesar de não terem um rendimento pré-acordado, os fundos de Credito Privado são uma excelente alternativa, pois também é possível diversificar os ativos investidos, não ficando exposto a apenas uma empresa, mas várias. Assim caso algo aconteça com uma empresa especifica, a sua exposição é pequena, pois neste tipo de investimento há sempre o risco de crédito. Esses fundos costumam ser mais conservadores e com baixa volatilidade. Os próximos meses, entretanto, devem trazer mais exatidão quanto à viabilidade e segurança de investimento nesses ativos.

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA ESPECIALIZADA

A maioria dos investidores mais leigos geralmente acreditam que existem poucos tipos de investimentos, os mais populares: poupança, Certificados de Depósitos Bancários (CDB) e Ações na Bolsa de Valores. 

Esse entendimento equivocado sobre o mercado restringe as modalidades de investimento, fazendo com que o investidor não explore de maneira adequada as possibilidades disponíveis.

O multimercado, por exemplo, que é uma das grandes apostas para 2019, é o tipo de fundo de investimentos que nem todo investidor conhece.  Por isso, é interessante e oportuno delegar a responsabilidade da gestão dos investimentos para um gestor. Assim, o investidor não tem a obrigação de acompanhar índices de inflação e movimentos de mercado, já que ele passa a contar com a assessoria de um profissional qualificado, com competência e know-how para gerir seus recursos, identificando os melhores momentos e as melhores oportunidades para gerar o maior retorno financeiro.

Como você pode ver, a tendência é de crescimento econômico para o país, e o investidor que estiver preparado para isso vai poder aproveitar essas mudanças de forma positiva.

Assim, é provável que em pouco tempo já seja possível identificar com ainda mais clareza os possíveis movimentos do mercado no próximo ano, o que torna o mercado mais otimista. Entretanto, é importante ter em mente que há outros fatores que influenciam nos investimentos, por isso é fundamental manter o monitoramento constante e imprescindível contar com a assessoria de profissionais qualificados.

Você quer aplicar essas dicas sobre os melhores investimentos para 2019 no seu planejamento de investimentos pessoal? Então entre em contato com a Claritas e solicite o atendimento de nossos especialistas.

Fonte: Claritas



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/07/2019
Evento - Atlantic Connection 2019 [Atlantic Hub]
16/07/2019
Pós-FLIP: Conversa com Miguel Gomes e Camila Mota [Consulado Geral de Portugal em São Paulo]
16/07/2019
STJ firma entendimento acerca das penalidades aplicáveis à construtora em caso de atraso na entrega de imóvel [FCB Sociedade de Advogados]
16/07/2019
Saiba como obter Autorização de Residência para trabalhar em Portugal de forma independente [Asa Lawyers]
16/07/2019
EDP promoverá exposições, shows e debates na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty [EDP]
16/07/2019
Ricardo Pereira organiza clínica de golf em empreendimento de brasileiros em Portugal [Belas Clube de Campo]