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16/01/2019

Vamos construir um diferencial? [Galpão 162]

Por Omar Hamam Júnior, co-fundador e Diretor de Novos Negócios da Agência Galpão162.

Conhecida como a “porta de entrada” no universo dos novos negócios, a área comercial está diretamente ligada ao princípio de que não basta ter um determinado mindset se o cliente não está conectado com a mesma ideia. Por esse motivo investimos tempo e estudo na prospecção para identificarmos clientes com real potencial e com "cultura" de crescimento. Essa análise é importante para identificar uma parceria duradoura entre prestadores de serviço e clientes, e para que os resultados sejam alcançados dentro das expectativas de ambas as partes. Parece uma análise simples e você deve estar pensando que isso é “normal” dentro da sua estratégia, mas a maior parte das empresas entende que apenas a área comercial é responsável por isso - e na verdade é muito mais complexo que isso.

Mas onde entra o assunto principal sobre a construção do diferencial? Acredito que a estratégia deva ser baseada na capacidade criativa e dos conceitos que norteiam a nossa forma de trabalhar. É necessário seguir os princípios básicos de qualidade, mas sempre moldados a partir de estratégias bem definidas, tanto por parte do cliente quanto por parte da nossa empresa.

Possuir um conceito de trabalho bem definido, pautado na criatividade, planejamento e bom atendimento são premissas para quem trabalha com comunicação, publicidade ou até mesmo estratégia, e isso deve estar implícito e explícito no dia a dia. A partir desses preceitos básicos, construímos o seu diferencial junto a cada cliente de acordo com as necessidades e expectativas que ele almeja, e de forma muito integrada com toda a equipe. Todos devem conhecer e se envolver de alguma forma com os clientes – às vezes nem todo mundo irá trabalhar num determinado projeto, mas todos devem conhecer e saber sobre o que está sendo desenvolvido.

Um exemplo claro é o trabalho desenvolvido pela agência Galpão162 para o cliente Eudora, marca brasileira de cosméticos do grupo O Boticário. Tudo começou com alguns trabalhos que não estavam sendo absorvidos pelas agências FEE dele. A partir daí, iniciou-se o processo com a criação de algumas peças urgentes, mostrando o trabalho e a organização da Galpão. Aos poucos a agência foi conquistando a confiança para a criação de mais peças e, nesse momento, inseriram toda a equipe no processo para entenderem a cultura da empresa e pensarem com a “cabeça do cliente”, criando assim o diferencial para eles. Hoje são desenvolvidas diversas campanhas importantíssimas por todo o país, incluindo peças de merchandising para o Caldeirão do Hulk, mídia para metrô e aeroportos e demandas de outras áreas internas como Quem Disse, Berenice? e da própria O Boticário.

O saldo final é sempre muito positivo, pois é um trabalho feito com consciência e muito bem construído, criando parcerias duradouras e crescentes. Hoje existe a certeza de que essa forma de trabalho, organizada e pautada em construir diferenciais junto aos clientes, é uma maneira de cuidar melhor deles e da história da própria agência, que colherá frutos muito maiores nos próximos anos.

Fonte: Assessoria



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