home > notícias

MUNDO

22/01/2019

Projetos de intervenção social pela arte apresentados esta semana

Exposições, concertos, um espetáculo, oficinas de artes circenses e a exibição de filmes, que resultam de projetos de intervenção social pelas artes, são apresentados entre sexta-feira e domingo na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Na mostra 'Isto é PARTIS', com entrada gratuita, serão apresentados alguns dos 16 projetos de intervenção social pela arte, que foram apoiados pela fundação na segunda edição (2016-2018) da iniciativa Práticas para a Inclusão Social (PARTIS).

Entre sexta-feira e domingo será mostrado "o resultado do trabalho desenvolvido junto de pessoas vulneráveis e em situações de exclusão".

O encontro começa, na sexta-feira, com a conferência 'Arte e Comunidade -- diálogos irrequietos', "sobre o papel da arte na comunidade e a forma como uma e outra se relacionam e influenciam", que "será também o momento de fazer o balanço da segunda edição PARTIS", de acordo com informação disponibilizada no 'site' da fundação.

No mesmo dia é inaugurada a exposição 'Refúgio e Arte: dormem mil cores em meus dedos', que ficará patente até domingo e é "uma mostra do trabalho desenvolvido com jovens refugiados durante três anos, por meio de registos fotográficos das oficinas artísticas, visitas, jornadas, exposições, encontros e alguns dos trabalhos selecionados".

A manhã de sábado é dedicada às artes circenses, com uma deslocação ao Centro Educativo de Caxias, Oeiras, para o espetáculo 'Perspetivas' e uma oficina, onde será possível experimentar várias modalidades de circo, do projeto Forças Combinadas, do Chapitô, "que tem como finalidade levar as Artes Circenses às crianças e adolescentes que cumprem medidas tutelares educativas". Esta atividade exige inscrição prévia.

Para a tarde, na fundação, estão agendados o concerto "Renascer", do projeto "de descentralização cultural que privilegia as crianças oriundas de meios rurais ou de famílias com baixos rendimentos" Zéthoven -- Plante Um Músico, e o filme-concerto "Curtas Migratórias", uma longa-metragem composta por seis curtas, que contam "histórias reais, e/ou baseadas em factos autênticos, realizadas por jovens que mergulharam no seu bairro, em si próprios e nas suas famílias". O filme será exibido com música ao vivo, interpretada por alguns dos jovens que participaram no projeto.

No último dia, há o espetáculo 'Xilobaldes', "resultado de um processo de criação coletiva que pretende refletir sobre algumas experiências de vida dos jovens que frequentam as oficinas Tum Tum Tum, relacionadas com a temática do emprego e da formação profissional", e a exibição do documentário de balanço do projeto Geração SOMA, que "dará a conhecer o trabalho desenvolvido com crianças entre os 5 e os 16 anos de escolas de Lisboa, integrando também crianças com necessidades educativas especiais e os respetivos educadores (professores e pais), através da dança, música e performance".

Ainda no âmbito do 'Isto é PARTIS', é inaugurada na quarta-feira, na Ordem dos Arquitetos, também em Lisboa, a exposição 'Retratos das Ilhas -- Bonfim para além das fachadas', que ficará patente até 13 de fevereiro.

Esta exposição, que inclui fotografias do fotojornalista Paulo Pimenta e de participantes da Associação O Meu Lugar no Mundo e do Centro Social Senhor do Bonfim, no Porto, "é o resultado de três anos de trabalho com um grupo intergeracional da comunidade do Bonfim, em torno do conceito de ILHA", apresentando "um retrato da vivência humana, urbana e orgânica de um conjunto de ilhas e do espaço envolvente".

A programação completa e os horários podem ser consultados no 'site' da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/06/2019
The Send no Brasil: conheça o coletivo de missionários que deve levar 80 mil 'webcrentes' ao Estádio do Morumbi
18/06/2019
Festival destaca património cultural de freguesia de Castelo Branco
18/06/2019
Músico brasileiro Seu Jorge atua no EA LIVE Évora a 18 de agosto
18/06/2019
Semana Acesso Cultura decorre a partir de hoje em dez cidades do país
18/06/2019
Folio 2019 vai reunir em Óbidos escritores de 11 países
18/06/2019
Salvador vai intensificar ações de promoção turística no Brasil e na América Latina