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23/01/2019

O DNA da sua Marca lá fora. Você já pensou nisso? [Galpão 162]

Portugal tem sido visto como uma grande oportunidade para empresas estrangeiras levarem seus produtos e serviços para um novo mercado fora de seus países de origem, e a primeira diretriz, na maioria das empresas que começam a olhar para a internacionalização de seu negócio, é o fator comercial e qual o tamanho desse novo mercado que irá se inserir. Isso realmente é um ponto importante e poderá ditar o caminho do sucesso, principalmente se levarmos em consideração que Portugal é um país em crescimento e com oportunidades bastante relevantes.

Mas existem outros fatores que também devem ser analisados com muito cuidado e com muita dedicação, como a cultura local, a comunicação verbal e, principalmente (pelo menos no meu ponto de vista) a sua própria cultura empresarial. Olhar o mercado exterior requer ter muito bem definidos o seu DNA da Marca e de seus produtos para que eles não se distanciem e percam a própria identidade. Se olharmos marcas internacionais como Coca-Cola, Starbucks, IBM, entre outras, o DNA da marca, suas premissas e conceitos se mantem os mesmo em qualquer país, mesmo que seus produtos tenham leves adaptações para inclusão ao gosto e expectativas do público regional. Claro que empresas menores têm que fazer de tudo para se manterem vivas no negócio, mas isso não quer dizer que tenham que mudar sua cultura e conceitos para se manterem ativas em outros países. É possível entrar em mercados novos mostrando “sua cara” e as qualidades que lhe fizeram chegar onde estão hoje.

MANTER A IDENTIDADE

Além de tudo o que disse anteriormente, sobre as premissas de estudo no novo mercado, é preciso definir “em casa” quais quesitos da sua identidade devem ser preservados e levados para o próximo destino. O que realmente faz da sua empresa o que ela é? Essa construção é a base do que o mercado vai comprar quando seus produtos e serviços chegarem, e isso não é negociável. É necessário uma definição muito bem elaborada dos seus conceitos e valores, e depois disso levar essas informações para a parte visual da sua empresa através de campanhas e estratégias de comunicação e publidicade.

Uma campanha bem desenvolvida, e que transmita seus valores, será a primeira impressão dos seus futuros clientes e ditará a sequencia da marca no novo mercado. A sua agência de publicidade deve entender isso e estudar o seu novo mercado para manter o padrão de comunicação alinhado com o público alvo. Somente assim o alicerce da estratégia de marketing e comercial poderá ser criada e com um pouco mais de assertividade.

MAS E QUANDO CHEGAR LÁ FORA?

Aqui tudo começa a ficar interessante e a tomar forma! Se a construção do DNA da sua empresa foi bem desenvolvida, e o estudo do público alvo no seu destino foi feito com detalhamento e embasado em pesquisas locais, o mercado já receberá seu produto com bons olhos pois entenderá a força da marca e a preocupação de conversar com os seus clientes finais, e isso já é meio caminho andado. Mas claro que aquela pesquisa de mercado e oportunidades de negócio que citamos no inicio deste artigo também são importantíssimas e não deverão ser esquecidas, de forma alguma. Todas as informações colhidas devem se encaixar em um contexto para que o sucesso seja mais rápido e com menos riscos.

Tenha muito bem definido os seus parceiros locais e cuide para que eles mantenham uma integração constante com seus parceiros aqui no Brasil. Somente assim terá controle maior da sua marca lá fora e poderá tomar as melhores decisões estrategicamente.

Por Omar Hamam Junior, co-fundador, Diretor de Novos Negócios da Agência Galpão162 e responsável pelas operações da agência no Brasil e em Portugal.

Fonte: Assessoria

 



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