home > notícias

MUNDO

29/01/2019

Portugal vai receber Jornadas Mundiais da Juventude de 2022

As Jornadas Mundiais da Juventude 2022 vão realizar-se em Portugal. É «uma vitória da língua portuguesa e da lusofonia», disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O anúncio oficial foi feito pelo Papa Francisco, no fim do encontro mundial de jovens deste ano, na Cidade do Panamá. D . Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, recebeu a Cruz das Jornadas, símbolo da passagem de testemunho.

Na celebração que marcou o encerramento do evento, com milhares de jovens de todo o mundo, incluindo 300 portugueses, estiveram, além de Manuel Clemente, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, em representação do Governo, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, além de embaixadores, seis bispos e sacerdotes.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no dia 25 de janeiro à Cidade do Panamá, onde ainda fez uma curta incursão a um dos recintos da JMJ.

Aos jornalistas, o chefe de Estado disse que esta é a sua primeira presença numas JMJ, depois de ter previsto ir a Madrid (Espanha, em 2011) e Cracóvia (Polónia, em 2016).

«Aqui foi possível e estou, verdadeiramente, muito entusiasmado, primeiro porque há muitos peregrinos portugueses, segundo porque há uma presença muto grande de episcopado português, terceiro porque há a presença - que sei que é muito significativa aqui para o Panamá - da imagem (peregrina) de Nossa Senhora de Fátima», afirmou.

A organização da Jornadas Mundiais da Juventude 2019 contabilizou, no arranque da iniciativa, mais de 100 mil peregrinos de cerca de 150 países, incluindo a participação de 300 portugueses de 12 dioceses e seis congregações e movimentos.

Veja o anúncio oficial no vídeo abaixo, a partir do minuto '30.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/04/2019
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP
17/04/2019
Seminário promove debates sobre o cenário cultural, artístico e político no Brasil
17/04/2019
Há dez obras de arte portuguesas em exposição em dez municípios no Alto Minho
17/04/2019
Feira do Livro do Porto homenageia Eduardo Lourenço em setembro
17/04/2019
Entradas em museus e monumentos da DGPC gratuitas na próxima 5.ª feira
17/04/2019
Galerias romanas vão ser museu. E abrir mais vezes por ano