home > notícias

MUNDO

30/01/2019

Três filmes portugueses nomeados para Prémios Quirino 2019

Os filmes portugueses 'Agouro', 'Entre sombras' e 'O chapéu' estão nomeados para os Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, cuja segunda edição decorrerá em abril em Espanha, foi hoje anunciado.

Os Prémios Quirino foram criados em 2018 para reconhecer a produção de quem trabalha no cinema de animação do espaço ibero-americano, dos dois lados do Atlântico. Mais de 20 países, incluindo Portugal, estiveram na criação destes prémios.

Nesta segunda edição, para melhor curta-metragem ibero-americana estão indicados 'Agouro', de David Doutel e Vasco Sá, e 'Entre sombras', de Mónica Santos e Alice Guimarães.

'Agouro' concorre ainda para o prémio de melhor desenvolvimento visual de obra de animação e 'Entre Sombras' está ainda nomeado para melhor desenho de som e música original.

Na categoria de melhor curta-metragem de contexto escolar está 'O chapéu', trabalho de mestrado de Alexandra Allen, feito no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Todos eles já foram exibidos em vários festivais, nomeadamente Annecy ('Agouro'), Curtas de Vila do Conde ('Entre Sombras') e IndieJúnior ('O chapéu').

Destaque ainda para a nomeação, divulgada esta semana, de 'Entre sombras' para os Césares, os prémios de cinema em França.

Segundo a organização, os filmes nomeados serão avaliados por um júri internacional, que selecionará três finalistas em cada categoria, a revelar no dia 19.

Em paralelo à cerimónia dos prémios, marcada para os dias 05 e 06 de abril em Tenerife, em Espanha, acontecerá um Fórum Ibero-americano de Coprodução e um Congresso Internacional da Animação Ibero-americana, dirigidos a profissionais da animação.

Os prémios foram batizados em homenagem ao realizador italo-argentino Quirino Cristiani.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/12/2019
29ª Edição do Programa de Exposições do CCSP – 2ª Mostra
05/12/2019
Musicais no Cinema
05/12/2019
Bailado clássico O Quebra-Nozes regressa ao Teatro Camões a partir de sexta-feira
05/12/2019
Bienal de São Paulo abre novamente a porta a artistas portugueses
05/12/2019
From Lisboa to the World - Exposição mostra arte portuguesa ao mundo
05/12/2019
Filme sobre a emigração portuguesa com estreia mundial no Luxemburgo