home > notícias

MUNDO

12/02/2019

Todos os fins de semana de maio serão de Festival Feminista de Lisboa

O Festival Feminista de Lisboa vai decorrer este ano durante todo o mês de maio com eventos ao fim de semana, estando a organização a receber até domingo propostas de iniciativas para incluir na programação.

"O Festival é sustentado nas propostas do 'Open Call'. Penso que já passámos as 140 propostas", disse, hoje, Filipa Marta, da organização.

Em declarações à agência Lusa, Filipa Marta reconheceu que ainda é prematuro falar da programação do festival, lembrando que ainda serão realizados uma festa de Carnaval, um concerto e vários workshops.

"Vai haver um workshop já para semana, em 16 de fevereiro. Um workshop de aguarela. A festa de Carnaval será em 04 de março, sobre os anos 70", que, no ano passado, teve cerca de 500 pessoas, contou Filipa.

Com o tema "Feminismos: A luta do quotidiano", o Festival Feminista de Lisboa destaca-se pelos workshops, debates, concertos, teatro, cinema, exposições e outras formas de expressão.

O Festival, que se assume sem fins lucrativos e autogerido, recebeu, em janeiro, sete mil euros relativos à 6.ª edição do Prémio Municipal Madalena Barbosa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Filipa Marta lembrou que a organização ainda está a decidir se haverá recurso a ações de 'crowdfunding', como em 2018, para cobrir as despesas da segunda edição do festival, depois de terem recebido o prémio pela promoção da igualdade de género.

"No ano passado, abrimos o 'crowdfunding'. Conseguimos algum dinheiro. Não foi nada de especial. Onde se conseguiu mais dinheiro foi nas festas de angariação e com isso fez-se o festival, pagando ajudas de custo às pessoas, alimentação e deslocação", referiu Filipa.

O Festival Feminista de Lisboa nasceu em novembro de 2017, na sequência de um desafio lançado através do Facebook, com a missão de ser "inclusivo, intercultural, antifascista, antirracista e anticapitalista".

Na primeira edição, em março do ano passado, o certame contou com cerca de mil pessoas espalhadas por 17 espaços na cidade com cerca de 60 eventos.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/03/2019
Vinhos do Alentejo promovidos em Lisboa em abril
20/03/2019
Igreja de Caminha classificada como Monumento de Interesse Público
20/03/2019
Alentejo concorre ao título «destino turístico de excelência»
20/03/2019
Festival na Pampilhosa da Serra desafia público a limpar linhas de água
20/03/2019
Exposição permite viajar até dentro do cérebro
20/03/2019
Livro como objeto e produtor de cultura é exposição no Museu do Chiado