home > notícias

ASSOCIADOS

19/02/2019

O Futuro do Trabalho [Síntese Consultoria]

A globalização e a internacionalização do capital apresentam uma nova rede de relações no ambiente corporativo.


Quando associamos, no final do século XX, essa rede de relações ao progresso tecnológico e a transformação digital é possível identificar grandes organizações promovendo impactos em vários âmbitos. Do social ao econômico, passando pelo político e tecnológico, os impactos são
sentidos de alguma forma pelas pessoas.
Assistimos a uma nova lógica produtiva em função destes impactos e isso entrou século XXI adentro conjugando novos valores emergentes.
As pessoas procuram empregos e não, necessariamente, trabalhos. As relações, anteriormente, estáticas – estáveis, focadas na ação e nos resultados – transformam-se em relações dinâmicas – com indivíduos criativos, com senso crítico, pensantes e com capacidade de adaptação.
A flexibilização no setor produtivo e nas relações de trabalho demandam uma mão de obra flexível e capacitada, técnica e socialmente. 
Fala-se muito em agilidade, isso signifi ca que – tanto empresa quanto colaboradores – precisam ser rápidos nas mudanças, que são cada vez mais frequentes em todos os ambientes. Mercados instáveis demandam capacitação profissional para toda a vida.

E você, já avaliou os seus caminhos? Como fortalecer músculos para suportar desafios mais fortes e pesados? Como ganhar agilidade frente as mudanças no mercado?
Dois tipos de competências são fundamentais. Competências técnicas e competências comportamentais. São também conhecidas como job skills e behavior skills. As primeiras permitem que você desenvolva a sua tarefa corretamente seja ela técnica, seja ela de planejamento. As segundas, comportamentais, farão com que você tenha um desempenho satisfatório no relacionamento interpessoal, nas comunicações, nas negociações. Habilidades comportamentais, via de regra, melhor dirigem a aplicação das habilidades técnicas no desenvolvimento de um trabalho, especialmente quando ele envolve um time. É hora de definir como adquirirá estas habilidades.
Temos uma série de orientações que poderão ser úteis. Veja outras matérias, áudios e novidades em nossas redes sociais!

Fonte: Síntese Consultoria

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
21/08/2019
Mudança é bom. Mas como lidar com as emoções que ela provoca? [Gi Group Brasil]
20/08/2019
Apresentação de Registro Criminal por Cidadãos Estrangeiros [Asa Lawyers]
20/08/2019
Como garantir a segurança dos alimentos, da cadeia de produção do campo para o consumo [Apcer Brasil]
20/08/2019
Startups e pequenos empresários – primeiros passos [Franco Advogados]
20/08/2019
Hospital BP é reconhecido pela qualidade dos dados sobre câncer compartilhados pela instituição [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
20/08/2019
Receita Federal entende que alienação de quotas de FII deve ser tributada à 20% [FCB - Sociedade de Advogados]