home > notícias

ASSOCIADOS

26/02/2019

Nova plataforma de busca de patentes: Pat INFORMED [Chiarottino e Nicoletti Sociedade de Advogados]

O Pat INFORMED é uma iniciativa importante no contexto da facilidade ao acesso de informações em documentos de patente relacionadas a medicamentos aprovados por órgãos regulatórios e contribuirá para o desenvolvimento cada vez maior de fármacos relacionados a doenças graves, como o câncer e o HIV

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com a Federação Internacional de Associações de Fabricantes Farmacêuticos (IFPMA) e 20 empresas farmacêuticas, anunciou a plataforma inovadora Pat INFORMED (do inglês, Patent Information Initiative for Medicines), desenvolvida inicialmente para a busca de patentes concedidas e relacionadas a medicamentos aprovados em órgãos regulatórios competentes, como o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil.

Em um primeiro momento as áreas médicas envolvidas abrangem os setores referentes a tratamentos oncológicos, cardiovasculares, de diabetes, respiratórios, da hepatite C, do HIV e diversos outros. Em uma segunda fase, o referido banco de dados será expandido para todas as áreas terapêuticas e incluirá aquelas de alta complexidade.

O objetivo do Pat INFORMED é facilitar e agilizar o acesso às informações de patentes relacionadas a medicamentos das áreas médicas mencionadas, superando a dificuldade de se encontrar documentos de patente que, embora contenham informações sobre o medicamento de interesse, foram elaborados de modo que o remédio é denominado de acordo com seu nome técnico e não de acordo com o seu nome genérico.

Neste sentido, se considerarmos, por exemplo, uma patente que compreenda um medicamento como a Dipirona (nome usual), o nome técnico desse fármaco será descrito como [(2,3-diidro-1,5-dimetil-3-oxo-2-fenil-1H-pirazol-4-il) metilamino]metanosulfonoico, de modo que uma busca em bases comuns de patentes utilizando a palavra-chave metamizol (nome genérico da Dipirona) não apontará essa patente nos resultados.  O mesmo poderá ocorrer no caso de uma busca feita utilizando-se a palavra-chave dipirona.

 

A plataforma Pat INFORMED foi desenvolvida para superar desafios como esse, de modo a facilitar a busca de patentes de fármacos através de seu nome genérico, também designado Denominação Comum Internacional (DCI) ou International Nonproprietary Name (INN). Torna-se possível, com essa plataforma, encontrar documentos de patente que compreendam, por exemplo, o fármaco antitumoral Halaven para o câncer de mama utilizando-se como palavra-chave o seu nome genérico Eribulina.

Além disso, as plataformas de busca de documentos de patente de medicamentos existentes atualmente são restritas a determinados países, a exemplo do Orange Book disponível publicamente apenas nos Estados Unidos e em plataformas com bancos de dados privados. Portanto, pela primeira vez uma plataforma pública foi desenvolvida e pode ser acessada gratuitamente pelo endereço eletrônico http://www.wipo.int/patinformed/ no site da OMPI.

Até o momento o Pat INFORMED detém informações de mais de 14.000 patentes individuais, 600 famílias de patente e 169 DCIs. Adicionalmente, a OMPI e o IFPMA mantêm seus esforços para ampliar a colaboração com novas empresas farmacêuticas e otimizar a nova plataforma de busca.

O Pat INFORMED é uma iniciativa importante no contexto da facilidade ao acesso de informações em documentos de patente relacionadas a medicamentos aprovados por órgãos regulatórios e contribuirá para o desenvolvimento cada vez maior de fármacos relacionados a doenças graves, como o câncer e o HIV.

Estas são as 20 empresas farmacêuticas que atualmente colaboram com a OMPI e a IFPMA na plataforma Pat INFORMED:

AbbVie, Bristol-Myers Squibb, Gilead Sciences, Inc., Johnson & Johnson, Lilly, MSD (Merck Sharp & Dohme Co.) e Pfizer, dos EUA;

Astellas Pharma Inc., Daiichi-Sankyo, Eisai, Shionogi Inc. e Takeda, do Japão;

GlaxoSmithKline (GSK), do Reino Unido; IPSEN, da França, Merck KGaA, da Alemanha e UCB, da Bélgica; Leo Pharma e Novo Nordisk, da Dinamarca; Novartis e Roche, da Suíça.

Fonte:Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/05/2019
Já se imaginou a viver perto da praia? No Algarve é possível! [Casa em Portugal]
15/05/2019
Evento FreedomeE- Soluções de internacionalização 4.0 para a Indústria de Moda Portuguesa [EE PROJECT]
15/05/2019
Registo Central do Beneficiário Efetivo (RCBE) – Portugal [Asa Lawyers]
15/05/2019
Treinamentos corporativos: como garantir resultados reais [Gi Group]
15/05/2019
POINT2POINT cria canal para o varejo alimentício e exporta pimentas para Portugal [Point2Point]
15/05/2019
Plano de fiscalização da RFB para 2019: as principais áreas de atuação [Scharlack]