home > notícias

ASSOCIADOS

26/02/2019

Opice Blum nomeia seu Data Protection Officer (DPO) [Opice Blum]

Na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a figura do DPO (Data Protection Officer) se apresenta como Encarregado de Proteção de Dados. Seu papel vai muito além de atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), sendo  o responsável pela manutenção da cultura de proteção de dados dentro da entidade, orientando e conscientizando os colaboradores a respeito das práticas a serem tomadas em relação a esse assunto, de forma a cumprir as regras de governança corporativa, previsões da LGPD e demais normas aplicáveis. Vinculado diretamente ao mais alto nível de gestão, o DPO orienta e opina para que novos modelos de negócios sejam estabelecidos sob o princípio do privacy by design, visando postura preventiva e medidas proativas e não reativas, de modo a evitar incidentes de violação a dados pessoais. 

Está na essência do Opice Blum, diante da sua especialização e pioneirismo no Direito Digital, pensar e agir de forma disruptiva, com foco na seriedade da sua atuação e no compromisso, perante seus clientes e parceiros, mantendo sólida e moderna estrutura. 

Assim, é com grande satisfação que nomeamos como DPO do Opice Blum, Nuria López, advogada especializada em Direito Digital e Proteção de Dados, Doutora e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC-SP, professora convidada em cursos de pós-graduação e extensão, palestrante e autora de publicações nacionais e internacionais sobre  Proteção de Dados,  Sociedade da Informação, Inteligência Artificial e Neurofilosofia.

Fonte: Opice Blum



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/03/2019
IOF-câmbio: recursos mantidos no exterior (solução de consulta 246) [Chiarottino e Nicoletti Sociedade de Advogados]
20/03/2019
Dados digitais: o que é feito com nossas informações na internet quando morremos? [Opice Blum]
20/03/2019
São Paulo recebe exposição de artesanato português contemporâneo [Cunha Vaz]
20/03/2019
EDP nas Escolas vai beneficiar 1.900 alunos em São Paulo [EDP]
20/03/2019
André Jordan Group firma parceria com a Oaktree [Belas Clube]
20/03/2019
Da desconsideração da personalidade jurídica e a Reforma Trabalhista [Franco Advogados]