home > notícias

MUNDO

06/03/2019

Companhia Nacional de Bailado estreia hoje 'Dom Quixote' no Teatro Camões

O bailado 'Dom Quixote', de Eric Volodine, vai ser interpretado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), no Teatro Camões, em Lisboa, entre hoje e dia 17 de março, e de 11 a 13 de julho, no Teatro Municipal do Porto.

Com coreografia de Eric Volodine segundo Alexander Gorski, e música de Ludwig Minkus, o espetáculo estreou-se pela CNB em 1990 e volta agora a ser dançado, num regresso à programação da companhia.

O argumento é inspirado no trabalho de Marius Petipa e na obra de Miguel de Cervantes, e tem cenografia e figurinos de Alexandre Vassiliev, com desenho de luz de Richard Caswell.

A estreia absoluta desta obra deu-se em Moscovo, no Teatro Bolshoi, a 14 de dezembro de 1869, e a estreia pela CNB aconteceu em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, a 24 de março de 1990.

O bailado 'Dom Quixote' é considerado um dos grandes legados do coreógrafo Marius Petipa, baseado em episódios da obra literária 'D. Quixote de La Mancha', de Miguel de Cervantes, alternando entre uma natureza realista e popular, com o mundo de fantasia e sonho.

Em 1900, Alexander Gorski apresentou a sua versão com alterações coreográficas e musicais, e foi a partir desta versão que Eric Volodine construiu a sua versão estreada na CNB, em 1990, e que regressa agora à cena.

A história fala de Dom Quixote, que, tendo lido e relido histórias de cavaleiros andantes, resolve abandonar o seu gabinete e partir à procura de novas aventuras juntamente com seu companheiro de armas, Sancho Pança.

Um dos momentos mais emblemáticos do argumento dá-se quando Dom Quixote toma moinhos de ventos por dragões e espíritos malignos e, ao tentar "combatê-los", acaba por ser atingido pelas pás dos moinhos, e cai por terra num profundo sonho onde se vê rodeado por divindades dos bosques.

Fonte: Notícias Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/05/2019
Obra de Ricardo Araújo Pereira vence prémio de tradução em checo
15/05/2019
Ci.CLO Bienal Fotografia reúne exposições de 53 artistas no Porto
15/05/2019
Olimpíada Brasileira de Astronomia terá participação de 800 mil alunos
15/05/2019
Lisboa é a 6a cidade mais requisitada do Mundo para congressos internacionais
15/05/2019
Museus de todo o país têm programação especial a partir de hoje
15/05/2019
Exposição sobre o impacto do plástico nos oceanos para ver em Lisboa