home > notícias

ASSOCIADOS

20/03/2019

EDP nas Escolas vai beneficiar 1.900 alunos em São Paulo [EDP]

Em sua 17ª edição, o programa busca trazer melhorias para o ambiente de aprendizado da rede pública de ensino em quatro municípios do estado.

 

São Paulo, 19 de março de 2019 –  O programa EDP nas Escolas inicia hoje (19) suas atividades em São Paulo com a entrega de kits escolares em 4 escolas da rede pública de ensino. Ao todo 1.900 alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados pelo projeto em Guarulhos, Salesópolis Itaquaquecetuba e Santa Branca.

O programa é realizado pela EDP e coordenado pelo Instituto EDP, que em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar durante o período letivo, visando a qualidade de vida estudantil, além de fornecer ferramentas para o aprendizado dos alunos, promover a integração de arte e energia, capacitar professores e incentivar a participação da comunidade escolar. Neste ano mais de 9.500 alunos de 47 escolas serão beneficiados com o programa em 9 estados do Brasil.

O projeto realiza diferentes ações durante o ano. A primeira delas é a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil. Outra atividade é o Concurso Arte com Energia, que neste ano tem como tema Nossa Energia para construir um futuro melhor e incentiva os alunos a refletirem sobre os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes se reunirão em grupos e cada turma terá que desenvolver uma intervenção comunitária e usar a fotografia como expressão artística para registrar a ação. No final do ano será publicado um livro com os registros dos alunos.

Ademais, também está presente na iniciativa o Teatro nas Escolas, que percorrerá as escolas participantes do Programa no segundo semestre. O EDP nas Escolas também instrui todos os educadores que ministram aulas nas escolas beneficiadas, fortalecendo suas competências socioemocionais.

“O EDP nas Escolas é um dos projetos mais antigos do Instituto EDP, ao mesmo tempo em que educa, contribui para a melhoria dos indicadores da educação e traz atividades e eventos lúdicos, que atraem a participação dos estudantes e da comunidade do entorno onde é realizado” diz Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2018, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

Distribuição de kits escolares em São Paulo

A distribuição de kits escolares aos alunos começa na próxima terça-feira (19). O projeto entregará itens como mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, cola, entre outros.  Na ocasião estarão presentes líderes de instituições municipais como prefeitura e Secretaria de Educação, além de representantes da EDP e do Instituto EDP.

 

Cidade

Escola / Endereço

Data

Horário

Guarulhos

EPG Cora Coralina  

Rua Alice Cipriano Silva, s/ nº (Rua 10) - Jd. Dos Cardoso - Cabuçu

 

19/03

10h00

Itaquaquecetuba

EM João Marques

R. Olávo Bilac, 121 - Jardim Altos de Itaqua, Itaquaquecetuba - SP, CEP: 08598-394

 

19/03

15h30

Santa Branca

EMEF Professora Benedita Pereira de Albuquerque-

 Rua Nove de Julho, nº 140 – Jardim Santa Cecília – Santa Branca/SP - CEP 12380-000

 

20/03

13h00

Salesópolis

 APM EMEF Profª Maria de Lourdes G Toledo

-Rua São Sebastião, 534 - Bairro Fartura – Salesópolis / SP – CEP: 08970-000

 

20/03

10h00

EDP nas Escolas

Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias municipais de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua, com iniciativas que visam o aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

O projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia com investimentos em torno de R$ 5 milhões.

O EDP nas Escolas também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos, para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.

Sobre EDP e IEDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui 6  unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018,  iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.  

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/06/2019
Novas regras para o seguro fiança locatícia [Pinheiro Neto Advogados]
18/06/2019
DEBATE - O uso de tecnologias na reforma do Estado: a experiência de Portugal [Fundação FHC]
18/06/2019
Congresso Mundial das Redes da Diáspora (Porto, 13-14 de julho) [Consulado Geral de Portugal]
18/06/2019
Projetamos, implementamos e acompanhamos full time a infraestrutura do seu projeto na nuvem [Claranet]
18/06/2019
EDP e Eneva inauguram primeira estrada do Ceará construída com cinzas de carvão [EDP]
18/06/2019
Pestana Hotel Group conquista cinco ‘óscares’ do turismo no WTA Europa [Cunha Vaz]