home > notícias

MUNDO

03/04/2019

'A Portuguesa' vence Festival de Cinema de Las Palmas

O segundo lugar foi entregue ao filme chinês 'The Fragile House', de Lin Zi.

O júri do 19.º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canária, Espanha, decidiu entregar o prémio "Lady Harimaguada" de ouro ao filme "A Portuguesa", de Rita Azevedo Gomes.

«Obviamente estou contente. É bom vermos o reconhecimento do que fazemos, mas, independentemente das vaidades, é sempre animador sentirmos que há reconhecimento e isso incentiva a continuar», disse Rita Azevedo Gomes, em declarações à agência Lusa.

Para a realizadora, «é gratificante» receber este prémio, que distingue todos os que trabalharam na longa-metragem.

«É bom para todos nós, para toda a gente que trabalhou no filme. Não fui só eu [...]. Às vezes não é fácil estes filmes um bocadinho diferentes passarem e, se há esse reconhecimento, é porque, se calhar, vale a pena continuar», sublinhou.

O júri da premiação destacou o «rigor, lucidez e sensibilidade da autora para fazer conviver o classicismo com a modernidade numa crónica histórica», comentários que, de acordo com Rita Azevedo Gomes, correspondem às intenções da realização do filme.

«O filme tem essa intenção. É um filme de época, mas, ao mesmo tempo, atual e contemporâneo. Não fica só numa representação [...] convencional», indicou.

Rita Azevedo Gomes referiu ainda que o filme se distingue, sobretudo, pelos diálogos «extraordinários e surpreendentes» de Agustina Bessa-Luís e pelo elenco.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/11/2019
“Escapes”, Ricardo van Steen [Brasil]
19/11/2019
Cruz-Diez: a liberdade da cor [Brasil]
19/11/2019
Fantasma da ópera estreia em Lisboa [Portugal]
19/11/2019
O que vemos quando olhamos dança? Com Beth Bastos e núcleo pausa [Brasil]
19/11/2019
Emigrantes animam a economia do país no verão [Portugal]
19/11/2019
As 13 Bandeiras do Brasil e sua importância histórica e cultural para o povo brasileiro [Brasil]