home > notícias

ASSOCIADOS

03/04/2019

Guia Turístico do Porto [Nacionalidade Portuguesa]

Não é a toa que o Porto tem uma ligação tão forte com o vinho, afinal tanto um como outro ficam melhores com o passar do tempo. A capital do norte português tem aparecido como vencedora em diversos concursos e pesquisas que apontam as melhores cidades do mundo para se visitar. Por isso, convidamos você para um passeio pela Invicta em algumas das atrações imperdíveis do Porto.

A cidade do Porto tem mais de 1,7 milhão de habitantes em sua área metropolitana, é a segunda maior cidade de Portugal, atrás apenas da capital do país, Lisboa. Localizada ao norte do país, tem se destacado cada vez mais no turismo, pois costuma agradar diferentes tipos de público. Tem uma vasta história, gastronomia variada, caves de vinhos famosos, estruturas convidativas para eventos e shows, além de muita cultura, arquitetura, paisagens e uma atmosfera única e fascinante. O bom do Porto é descobri-lo a pé, e admirando aos poucos lugares fantásticos, desde o pôr do Sol da Ribeira como as ruelas estreitas e antigas que a UNESCO declarou Patrimônio da Humanidade.

Igrejas

Como toda cidade portuguesa, o porto tem uma profunda ligação com a religiosidade, algumas igrejas são mais famosas, mas sempre há aquela que conquista seu coração, seja pela atmosfera, pela arquitetura ou tranqüilidade. Portanto se você gosta de visitar igrejas não deixe de entrar, pois você pode perder uma oportunidade de se surpreender. As mais visitadas do Porto são a , a Igreja do Carmo, dos Carmelitas e a de São Francisco. A Sé por ser a catedral e principal da congregação guarda muita história e foi palco de acontecimentos importantes. Já a Igreja do Carmo e a dos Carmelitas têm uma peculiaridade, ficam uma ao lado da outra e são separadas por uma pequena entrada, é a porta da Casa Escondida. O local pode ser visitado e é considerado o imóvel mais estreito do Porto. Atrás do Palácio da Bolsa está a Igreja de São Francisco, os detalhes dourados e com toques de nobreza do interior da igreja, a torna uma das preferidas dos turistas.

Monumentos e Jardins

Entre as atrações mais famosas está a Torre dos Clérigos que fica junto a igreja de mesmo nome. O conjunto foi construído entre 1735 e 1748 em estilo barroco. Respire fundo e encare a subida dos mais de 200 degraus, pois do alto dos 76 metros a cidade ganha ainda mais beleza. O que não falta no Porto é jardim, um dos mais bonitos e românticos é o Jardim do Palácio de Cristal, são 8 hectares com avenidas de flores, bosque e varandas sobre o Douro que deixam o local com ares de nobreza. Outro jardim que chama a atenção é o do Parque de Serralves que tem 18 hectares e é composto por jardins formais, matas e até uma quinta tradicional. Projetado pelo arquiteto Jacques Gréber nos anos 30 do século XX, é uma referência singular no patrimônio da paisagem em Portugal.

Museus e Teatros

A cultura do Porto fervilha, a tradição dos grandes espetáculos remonta os tempos da nobreza. A cidade conserva belos e ricos espaços onde moram boa parte da história do país. O Museu Soares dos Reis é o museu público mais antigo de Portugal e ocupa um palácio elegante e imponente utilizado como residência privada desde o final do século XVIII. O Museu Romântico de Porto foi a casa onde o Rei Carlos Alberto da Itália passou seus últimos dias de exílio até falecer em 1843. É uma boa pedida para quem incluir no passeio os Jardins do Palácio de Cristal que ficam ao lado. A Casa da Música é um dos edifícios mais emblemáticos do Porto. Edificada pelo arquiteto Rem Koolhaas, a casa de espetáculos começou a ser construída em 1999 como parte do projeto “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”.

Gastronomia

Seja um apetitoso prato principal, um inconfundível vinho do Porto ou um doce tradicional português, quem saboreia as delícias do porto não esquece jamais. Um dos pratos mais consumidos do Porto é a tradicional Francesinha, uma espécie de sanduíche coberto com molho picante e com um vigoroso ovo estrelado em cima de tudo. Outra campeã de vendas são as Tripas à modo do Porto, diz a lenda que o prato tem origem na época dos descobrimentos, quando os homens iam ao mar e levavam as partes nobres das carnes, sobrando então em terra, somente as tripas. O prato de hoje, além das tripas, leva também enchidos, vários tipos de carne e feijão branco. Na hora da sobremesa uma doce idéia é provar um São Gonçalo, que leva o nome do padroeiro da cidade e são feitos “à base de ovos com amêndoa moída e açúcar” e são cozidos em banho-maria. Os brasileiros dirão que é muito semelhante a um quindim.

Vinho do Porto

Melhores vinhos de Portugal

A bebida símbolo da cidade é uma atração à parte. Embora as caves famosas e cheias de turistas fiquem do outro lado do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, é difícil não encontrar a bebida nos diversos bares, restaurantes ou até mesmo doçarias da cidade. Para quem quiser ter uma experiência única e provar o vinho do Porto direto da fonte, basta atravessar o rio e escolher uma ou mais das caves que recebem com hora marcada e oferecem tours guiados. As mais visitadas estão Sandeman, Ferreira, Calém, Offley, Taylor’s, Graham’s, entre outras.

Leia também: Roteiro para aproveitar o melhor do Vinho em Portugal

 

Livraria Lello e Irmão

No coração da cidade, a loja mais famosa do Porto fica no meio do caminho entre a Torre do Clérigos e a Igreja do Carmo. A Livraria Lello e Irmão ocupa um edifício de 1906 e é uma das mais bonitas e famosas da Europa. Tem enormes estantes de madeira repletas de livros e uma suntuosa escada de madeira talhada que se destaca no centro da loja. O vitral do teto projeta luz natural, dando vida a um cenário sem igual. Dizem que a autora da obra Harry Potter se inspirou com tanta beleza enquanto escrevia a história.

A Ribeira

A região da Ribeira é imperdível para quem vai ao Porto, mesmo por poucas horas. É lá que estão dezenas de restaurantes com mesinhas na rua, onde é possível degustar pratos típicos portugueses enquanto observa o Douro, as caves e a Ponte de Luís I. Independente da hora a Riberia é sempre bela, mas se puder ir na hora do pôr do Sol, a atmosfera fica ainda mais incrível. Saboreie um bom vinho do Porto e deixe-se envolver.

Futebol

A maior parte das atrações do Porto fica na parte central da cidade, mas se você é daqueles que curte futebol, a visita no Estádio do Dragão, a casa do Porto Futebol Clube vale o passeio. O estádio é novo e bem moderno, muito da história do time azul e branco está estampada nos painéis de azulejo que circulam a parte interna do estádio. O Museu Futebol FC Porto dá show de bola e une muito bem tradição e tecnologia.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/10/2019
Prêmio Os Melhores do Ano/2018 - Palácio dos Távoras [Rota do Azeite e Vinhos]
15/10/2019
Tira dúvidas - Estudar em Portugal [CEP - Como estudar em Portugal Assessoria]
15/10/2019
Empresas Feitas Para Vencer [RRBA]
15/10/2019
Alterações na Lei Geral de Telecomunicações [Felsberg Advogados]
15/10/2019
Flávia Amaral coordenará mesa redonda sobre gestão de franquias na Convenção da ABF [Chiarottino e Nicoletti Advogados]
15/10/2019
O pastel de nata: ontem, hoje e amanhã [Ferneto Brasil]