home > notícias

MUNDO

10/04/2019

Talks 2019 - SP-Arte

Importante plataforma para a compreensão e o debate da arte contemporânea, o Talks, ciclo de debates com especialistas, curadores e colecionadores, já se tornou tradicional na programação da SP-Arte.

Em 2019, os encontros gratuitos aconteceram no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), ao lado do Pavilhão da Bienal. Curadores, diretores de instituições, entre outros personagens desse universo debateram os principais temas da arte na contemporaneidade.

O Talks é patrocinado pela Fundação Marcos Amaro e conta com apoio do Sesi-Senai e do MAM. Confira abaixo a programação completa.

5 DE ABRIL

Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
Parque Ibirapuera
Entrada gratuita

Com apresentação de Gisele Kato, do canal Arte 1

DAS 16H ÀS 17H

A iniciativa privada no setor cultural

Especialistas convidados discutiram caminhos possíveis para o intercâmbio entre os setores privado e institucional. Com a presença de Marcos Amaro, artista e presidente da Fundação Marcos Amaro, Silvio Frota, colecionador e fundador do Museu de Fotografia de Fortaleza, e Ricardo Pessoa de Queiroz, fundador da Usina de Arte (Pernambuco).

DAS 17H ÀS 18H

O papel do patronato no acervo do museu

Cleusa Garfinkel e Ana Eliza Setúbal falaram sobre colecionismo e sobre como o acervo museológico pode se beneficiar de doações de obras de arte, promovidas por grupos de patronos. A mesa contou com mediação de Gisele Kato.


6 DE ABRIL

Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
Parque Ibirapuera
Entrada gratuita

Com apresentação de Adriana Couto, da TV Cultura

DAS 16H ÀS 17H

Políticas de identidade da América Latina 

Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake e curador-adjunto da Bienal de São Paulo 2020, se juntou a Alexia Tala, curadora do setor Solo, para conversar com os artistas Nicole FranchyAyrson HeráclitoJorge de León e Randolpho Lamonier sobre questões identitárias na prática artística latino-americana.

 

DAS 17H30 ÀS 18H30

A instituição de arte na contemporaneidade

Benjamin Seroussi, da Casa do Povo, e Fernanda Brenner, do Pivô, comentaram suas experiências à frente de instituições artísticas de formatos inovadores. Em complemento, a artista Graziela Kunsch falou sobre a produção artística que transita entre diferentes ambientes – do institucional ao informal.


7 DE ABRIL

Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
Parque Ibirapuera
Entrada gratuita

Com apresentação de Adriana Couto, da TV Cultura

DAS 11H ÀS 12H

Brasil desamparado e a cidadania em construção

Josué Mattos, vencedor do Prêmio Marcantonio Vilaça na categoria curadoria, conversou com Clarissa Diniz, curadora que o acompanhou durante seu processo de pesquisa para a exposição “Verzuimd Braziel – Brasil desamparado” (2018).

 

DAS 15H ÀS 16H

Para onde vamos? Inovações no mercado de arte

Os últimos anos têm se mostrado de grande transformação no mercado artístico, e com esse crescimento vem também novas fronteiras de prática e desdobramento. Carol Pino, representante do mercado latino-americano da Artsy, e Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, discutiram os potenciais de transformação do mercado de arte, em específico na América Latina. A mesa teve mediação da pesquisadora Ana Letícia Fialho.

 

DAS 16H30 ÀS 17H30

Novas narrativas curatoriais no Brasil

Os antropólogos Hélio Menezes e Lilia Schwarcz, do time curatorial da mostra “Histórias afro-atlânticas” (Masp), e Diane Lima, curadora do Valongo Festival Internacional da Imagem (2018), comentaram sobre a inclusão de artistas até então excluídos da narrativa canonizada da história da arte. Essa busca tem tido ressonância na visibilidade de pesquisadores dedicados ao assunto e curadorias focadas nessa revisão, desde portes menores até grandes exposições institucionalizadas.

Fonte: SP-ARTE



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/05/2019
Obra de Ricardo Araújo Pereira vence prémio de tradução em checo
15/05/2019
Ci.CLO Bienal Fotografia reúne exposições de 53 artistas no Porto
15/05/2019
Olimpíada Brasileira de Astronomia terá participação de 800 mil alunos
15/05/2019
Lisboa é a 6a cidade mais requisitada do Mundo para congressos internacionais
15/05/2019
Museus de todo o país têm programação especial a partir de hoje
15/05/2019
Exposição sobre o impacto do plástico nos oceanos para ver em Lisboa