home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

17/04/2019

Portugal é o maior consumidor de vinho do mundo [Portugal]

O consumo per capita em Portugal cresceu quase 21%, em relação a 2017. A França encontra-se no segundo lugar da lista.

Já não é novidade que Portugal, ano após ano, continue a liderar os rankings de consumo mundial de vinho. O que é novo é que no ano passado os portugueses não só mantiveram essa posição como a reforçaram, com uma subida significativa: mais 5,4% do que no ano anterior. Em quantidade, isso representa 5,5 milhões de hectolitros consumidos em território nacional.

Os dados foram divulgados pela Organização Internacional do Vinho (OIV), que explica que a subida é ainda mais expressiva quando traduzida em litros. No consumo per capita, os portugueses passaram de 51,4 litros por pessoa, referentes a 2017, para 62,1 litros.

Este dado deixa Portugal isolado no pódio. Em segundo lugar está França, com 50,2 litros, seguido por Itália, com 43,6 litros.

A interpretação destes dados em Portugal, divulgados pela OIV, foi feita em ligação com o crescimento do turismo. Maria João Fernão-Pires, do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), refere que, apesar da inexistência de estudos de consumo consistentes, a perceção "é de que grande parte deste aumento do consumo se deve ao crescimento de turistas, que consomem os nossos vinhos cá, mas também os compram para levar”.

Paralelamente, nos novos hábitos de consumo pode também residir uma outra justificação para esta liderança no consumo mundial. “Basta passear pelas ruas da Baixa para ver dezenas de pessoas numa esplanada a apreciar o seu copo de vinho ou de espumante e isso vê-se em Lisboa como se vê em Paris”, sublinha a responsável do IVV.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/07/2019
Luís Miguel Ribeiro é o novo Presidente da Associação Empresarial de Portugal [Portugal]
16/07/2019
Indicador Antecedente da Economia sobe 0,9% em junho, diz FGV [Brasil]
16/07/2019
Galp conclui compra da Tagusgás por 32 milhões de euros [Portugal]
16/07/2019
Atividade econômica sobe 0,54% em maio [Brasil]
16/07/2019
Depois da venda da banca comercial, Deutsche Bank muda o líder em Portugal [Portugal]
16/07/2019
Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anuncia nova diretoria [Brasil]