home > notícias

ASSOCIADOS

17/04/2019

Guia turístico de Algarve [Nacionalidade Portuguesa]

Guia do Algarve

Um típico cenário de filme, com cenas que começam com um mar azul anil e um céu de brigadeiro. Os personagens são felizes e bronzeados. As bebidas refrescantes dividem espaço com os chapéus de praia nas espreguiçadeiras que se multiplicam na areia branquinha. Assim é o paraíso chamado Algarve.

A mais badalada região de Portugal no verão fica localizada no extremo sul do país e recebe milhares de turistas por ano. A costa do Algarve tem cerca de 50 km de extensão a oeste e 150 km a sul. Com 16 municípios e tendo Faro como capital regional é beneficiada com um clima mediterrâneo com muitas horas de Sol. As temperaturas ficam entre 24C° e 29C° no verão, enquanto a temperatura da água do mar fica na média dos 22C°.

Escolher as praias preferidas do Algarve não é tarefa fácil, as paisagens são de tirar o fôlego a cada quilômetro percorrido. Vamos tentar identificar os pontos que mais costumam aparecer nos roteiros de quem se apaixona pela região mais iluminada de Portugal.

As Tops

Supra sumo seria um bom termo para definir as praias mais bonitas do Algarve, até porque lá não tem lugar feio. O que fizemos aqui foi pincelar o TOP 3:

  • Praia de Odeceixe

– é a praia mais setentrional do Algarve, fica bem na divisa entre o Algarve a Costa Alentejana. É banhada pela ribeira de Odeceixe, calminha e própria para passar bons momentos com as crianças, do outro lado é banhada pelo mar aberto, mais revolto e com ondas, própria para os surfistas. Ao lado de Odeceixe há uma praia mais discreta, é a Praia das Adegas e é discreta apenas na localização: é frequentada por nudistas.

Imagem relacionada

 

Como Chegar: vindo do norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), pegue à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe e em seguida estará ao lado algarvio, vira à direita, 3 km depois voilá.

  • Praia da Marinha

– é um dos cartões postais da região. Está na lista das 100 mais belas praias do mundo, tem túneis incríveis desenhados pela água e o vento e um visual inesquecível do alto da falésia. É uma praia pouco frequentada e tranquila.

Imagem relacionada

 

A praia é rodeada por falésias proeminentes de tons dourados e é banhada por águas azuis transparentes. E por causa da nitidez da água é escolhida por muita gente para a prática de snorkeling, uma verdadeira terapia que proporciona avistar ouriços, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, entre outras inúmeras espécies de fauna e flora marinha.

 

O acesso à praia é feito por uma escadaria feita de madeira que se inicia no topo da falésia, junto ao estacionamento, e continua até chegar finalmente a areia. A longa escadaria acaba por reduzir naturalmente os visitantes a esta praia, já que nem todos têm fôlego ou paciência para este esforço, principalmente no fim do dia, depois de muitos banhos de mar e sol.

 

Como Chegar: Saia da EN 125 perto da Escola Internacional do Algarve, para Sul. Siga as indicações em placas e painéis.

  • Praia do Ancão

– localizada entre Loulé e Tavira, a Praia do Ancão integra o Parque Natural da Ria Formosa. É um dos destinos mais frequentados por celebridades nacionais e internacionais. Conta com uma excelente infraestrutura com bares e restaurantes que servem de frente para o mar.

Há ainda possibilidade de alugar equipamento para atividades e esportes náuticos, a areia fina é boa para a prática de caminhadas, vôlei e futebol. Depois da praia há um bosque repleto de pinheiros e sombreiros, que pintam de verde os penhascos baixos. Não se surpreenda se encontrar por ali muitos coelhos, antigos moradores do local.

Como Chegar: Saia em Almancil e siga pe a EM527 até chegar à Avenida do Ancão.

Visite também

  • Praia da Quarteira

era antigamente um reduto de pescadores, mas hoje se tornou uma vila turística movimentada e é uma das que mais recebe turistas portugueses. A estrutura é completa com restaurantes, bares, lojas e artesanato.

Imagem relacionada

Entre Lagos e Faro estão as praias mais cosmopolitas e com vida noturna mais intensas. Se você não abre mão de baladas noturnas e agitação inclua em seu destino a praia da Rocha em Portimão, praia da Galé e da Oura em Albufeira e em Vilamoura. Casas noturnas, restaurantes cool e bares bem decorados completam o ambiente. Já se a sua vibe é a natureza siga em direção ao Parque Natural da Ria Formosa, santuário natural e tesouro ambiental feito de águas tranquilas, amplos areais e ilhotas quase desertas.

Embarcações para grupos ou barcos privados povoam em grande número a costa do Algarve. Os passeios são realizados com guias e podem durar desde uma hora até um dia inteiro com paradas em ilhas paradisíacas ou praias quase desertas.

praia do Barril fica na incrível Ilha de Tavira, para chegar lá é possível ir de trenzinho turístico ou a pé mesmo. Depois de um quilômetro chegará a paradisíaca praia, no caminho a dica é observar a variedade de plantas e pássaros que habitam a região.

  • O Golfe no Algarve

Nem só de praias vive o Algarve, a região conta com campos de golfe premiados internacionalmente e por diversas vezes foi considerada o melhor destino de golfe do mundo por revistas da modalidade e associações internacionais de operadores turísticos especializados.

A maioria dos campos de golfe está implantada em zonas preservadas, com vistas incríveis. O que mais chama atenção dos especialistas é a qualidade das instalações. A arquitetura é assinada por jogadores prestigiados e campeões lendários, como Sir Henry Cotton, Rocky Roquemore, Arnold Palmer e Ronald Frea. A diversificada rede de hotéis e boas acessibilidades, que vão desde as ligações aéreas diretas com diversos destinos do mundo à facilidade dos transfers entre o aeroporto internacional de Faro e os vários resorts, destacam a região entre os jogadores mais exigentes.

Entre Lagos, Sagres e a Serra de Monchique existem circuitos com vários graus de dificuldade, em que os greens e fairways são emoldurados por belos cenários naturais. É nesta zona, perto de Portimão que está o primeiro campo inaugurado no Algarve, o Penina Hotel & Golf Resortpremiado por diversas vezes como um dos melhores da Europa.

A região mais central, entre Vilamoura, Quinta do Lago e Vale do Lobo, é uma das mais luxuosas do Algarve e também uma das mais bem equipadas para a prática de golfe. Os campos combinam links e fairways com falésias, lagos e bunkers, proporcionando buracos de elevada categoria. É o caso do buraco 16 do Royal Golf Course em Vale do Lobo o mais fotografado da Europa: um exigente Par 3 em que três espetaculares falésias sobre o mar se interpõem entre o tee e o green. Ou o buraco 6 do Pine Cliffs à beira de uma ravina a exigir uma tacada sobre a praia.

Royal Golf Course

Photo: Vale do Lobo Royal Golf Course, João Paulo

Além dos famosos e completos campos de golfe, o Algarve também proporciona ao visitante um grande número de centros de estética, spas luxuosos e termas relaxantes. Resorts e hotéis de luxo estão espalhados pela costa e recebem hóspedes de todo mundo em busca de exclusividade.

  • Curiosidades

A palavra “Algarve” tem origem na expressão árabe “Algarbe”, que significa “O Oeste”, “O Ocidente”.

Dados do governo português, atualizados em 2019, apontam que o Algarve é a região do país que registra maior crescimento populacional.

Gastronomia: na mesa do Algarve os destaques são peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas. Na sobremesa predominam doces com amêndoas e figos e licor de amêndoa amarga.

A região ocidental do Algarve é chamada de Barlavento e a oriental de Sotavento.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/09/2019
Aos 29 anos, Gaia Silva Gaede aposta em start ups e prepara nova geração de sócios [Gaia, Silva, Gaede Advogados]
17/09/2019
Com golfistas brasileiros, Taça do Presidente da República reúne jogadores do mundo todo em Portugal [Belas Clube de Campo - Lisbon Green Valley]
17/09/2019
Golden Visa por Fundos de Investimento: Principais Vantagens e Desafios [Atlantic Bridge Consulting & Investment]
17/09/2019
Atlantic Connection 2019 reuniu mais de 250 empresários que buscam o mercado internacional [Atlantic Hub]
17/09/2019
STF suspende processos que discutem o índice de correção do FGTS [Azevedo Neto Advogados]
17/09/2019
Instituto EDP abre inscrições do Edital 2020 para seleção de projetos sociais [EDP]