home > notícias

ASSOCIADOS

23/04/2019

Ranking Nacional de Desempenho Econômico – Portugal 2019 [Nacionalidade Portuguesa]

Estudo analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos municípios portugueses. As regiões norte e de Lisboa dominam o top 25 da lista.

Análises e pesquisas de mercado são fundamentais para quem planeja investir nos negócios ou escolher um novo lugar para viver. Escolher uma nova cidade requer conhecimento, imagine então escolher um novo país ou até novo continente para começar um negócio ou mudar de vida. Há seis anos Portugal consta na lista dos países analisados pela consultora espanhola Bloom Consulting.

O Portugal City Brand Ranking 2019 traz os concelhos de Lisboa, Porto e Cascais no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo. O ranking nacional analisa três categorias: “negócios”, “turismo” e “condições de vida” dos 308 municípios portugueses.

O top 10 é composto, depois de Lisboa, Porto e Cascais, pelos concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia. As 25 primeiras cidades da lista dominam as regiões do Norte e de Lisboa, com sete municípios cada, seguidos pela região Centro, com cinco, e pelo Algarve, com dois. Açores, Madeira e Alentejo têm um município cada no ranking.

Braga e Coimbra sobem ao top 5 das cidades com melhores condições para viver, tendo em conta a opinião da população local que vive e trabalha nas regiões. Guimarães ocupa a posição 17 da lista, mesma colocação de 2018, em contraponto é a cidade da região norte escolhida para receber a “Marca Estrela”, uma sub-categoria que destaca as cidades que apresentaram resultados de topo, ou seja, que conseguiram se destacar nas diversas dimensões e regiões de Portugal.

Se o Portugal City Brand Ranking fosse comparado aos Oscar do Cinema, a cidade de Viana do Castelo receberia a estátua na categoria revelação. A cidade conhecida como a “Pérola do Minho”, teve uma subida que impressionou os pesquisadores, e recebeu a “Marca Estrela” em nível nacional. A cidade litorânea, localizada no norte do país regressa ao ‘top 25’, e ocupa a posição número 21, depois de ter ficado de fora da lista na edição do último ano. Para a Bloom Consulting, Viana do Castelo, que ocupava o 26.º lugar em 2018, protagonizou o maior salto da tabela entre os 25 municípios com melhor desempenho no país.

A edição de 2019 marcou a saída de Bragança e a estreia de Vila Nova de Famalicão na lista dos primeiros 25 municípios relativa ao desempenho nos negócios. Famalicão tem crescido no setor industrial, sobretudo o têxtil.

Na categoria “Negócios”, o top 5 se mantém sem alteração em relação a 2018, sendo liderado por Lisboa, Porto e Braga, aos quais se seguem Cascais e Coimbra.

A categoria “Turismo”, Lisboa, Porto e Funchal se mantém inalteradas nas três primeiras posições. No ‘top 25’ do item, destaca-se a Nazaré, que ocupa o quarto lugar, subindo três posições em relação a 2018, ano que atingiu o ‘top 10’.

Na categoria “Condições de Vida”, o ranking destaca a entrada de Braga no pódio, que subiu uma posição na lista. Neste item as subidas mais importantes foram Funchal (que sobe 10 posições, ocupando o 14.º lugar) e Viana do Castelo. Nos dois primeiros lugares, mantêm-se a líder Lisboa e o Porto.

A Bloom Consulting apontou a queda de três lugares de Cascais (que sai dos primeiros cinco lugares), e a de Torres Vedras, que cai oito lugares e sai pela primeira vez do top 25. Ao nível regional, o Porto lidera a região Norte, Coimbra a região centro, Lisboa a região de Lisboa e Vale do Tejo, Évora a do Alentejo, Faro a do Algarve, Funchal a da Madeira e Ponta Delgada a dos Açores.

O estudo da consultora Bloom Consulting é realizado de acordo com variáveis como dados estatísticos, pesquisas on-line que tiveram como objeto o concelho em causa e desempenho on-line através dos sites e redes sociais de cada município.

Fonte: Nacionalidade portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/11/2019
Outubro Rosa BP: BP realiza oficina de turbantes africanos [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
05/11/2019
Óleo no litoral do Nordeste Brasileiro. Quem paga essa conta? [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
05/11/2019
As condições gerais do acordo para pagamento de débitos fiscais da medida provisória 899/19 (“MP do contribuinte Legal”) [Cardillo & Prado Rossi Soc. Adv]
05/11/2019
A Arbitragem em Contratos da Administração Pública [Diamantino Advogados]
05/11/2019
5 erros de recrutadores durante o processo seletivo [AVANCE AUTHENT RH]
05/11/2019
Como a computação quântica afetará nossas vidas daqui dez anos? [Acti-Solução Máxima em TI]