home > notícias

ASSOCIADOS

23/04/2019

Visto para estágio no exterior: entenda como conseguir [BR-Visa]

Você já pensou em fazer um estágio em outro país? Sabe que existe um visto específico para esse tipo de atividade? Entende como conseguir o seu visto e quais as diferenças entre os países? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e entenda como conseguir um visto para estágio no exterior agora mesmo!

Afinal, o que é um visto para estágio no exterior?

Durante a graduação é essencial ter contato com o mercado de trabalho para colocar em prática aquilo que é aprendido dentro da sala de aula. A maioria dos alunos acaba realizando estágios em empresas dentro do país. Mas você já pensou em ter essa experiência fora?

É aí que entra o visto para estágio no exterior. Ele é uma modalidade de visto concedida temporariamente a estudantes que desejam passar algumas semanas, ou meses, trabalhando em empresas de outros países

Nesse sentido, existem diversos tipos de trabalho que podem ser realizados com esse visto. Além disso, o processo varia bastante dependendo do país de destino.

Quais são os tipos de trabalho que você pode fazer?

São diversas atividades que podem ser realizadas por quem consegue um visto para estágio no exterior. Em primeiro lugar, é possível entrar em contato com empresas locais para realizar atividades semelhantes as quais você faria no Brasil, na sua área de atuação. Portanto, um estudante de administração, por exemplo, pode ser contratado para trabalhar no setor financeiro de determinada empresa por alguns meses.

Além disso, há muitas organizações que convidam estagiários brasileiros para ajudarem no processo de internacionalização. Isso significa que é possível atuar no setor estratégico de um negócio, auxiliando em esclarecimentos sobre a cultura e o mercado brasileiro, de forma a ajudar na hora de criar um plano de inserção no Brasil para a empresa.

Outro estágio muito procurado por brasileiros é o trabalho voluntário em outros países. Nesse tipo de atividade você pode escolher um projeto social ou uma área na qual gostaria de ajudar e, com isso, passar alguns meses realizando trabalho voluntário.

Por fim, alguns lugares também oferecem programas de estágio para que você cuide de crianças em casas de famílias do local. Dessa forma, além de aprender um novo idioma, você também é capaz de desenvolver diversas habilidades relacionadas ao cuidado.

Qual o passo a passo para obter um visto para estágio no exterior?

Como você pode perceber, existem variadas possibilidades para realizar um estágio no exterior. Para isso, é importante planejar o processo com cuidado e separar diversos documentos, de forma a garantir o visto. Descubra o passo a passo do processo!

Escolha um país

Em primeiro lugar, é importante que você defina qual será o país de destino do estágio. Afinal, isso vai direcionar todos os outros passos do processo.

Para isso, considere uma série de fatores, como:

  • cultura do local;

  • clima;

  • oportunidades de estágio;

  • língua falada;

  • suas preferências pessoais.

Defina o tempo de duração

Após a escolha do país, defina o tempo de duração do seu estágio. Para isso, você pode aproveitar as férias escolares ou trancar um período da faculdade para usufruir da oportunidade. Esta é uma outra decisão que vai depender dos seus recursos e da disponibilidade para realizar o estágio.

Procure vagas de estágio

Após definir o período de estágio e o país para o qual vai embarcar, é importante buscar as melhores oportunidades. Tenha em mente que você pode realizar uma série de trabalhos e busque pelas melhores oportunidades de acordo com o seu perfil, interesses e necessidades.

Aprenda o idioma

Um dos objetivos de realizar um estágio no exterior é, exatamente, adquirir fluência em determinado idioma. Porém, isso só é possível caso você já tenha alguma familiaridade com a língua falada no país. Caso contrário, pode ficar impossibilitado de realizar as atividades delegadas a você na empresa.

Portanto, comece agora mesmo a estudar o idioma do país escolhido. Além de aumentar as chances de conseguir um estágio, você ainda chega ao país mais bem preparado para lidar com os desafios.

Entenda as diferenças entre os países

Cada país tem uma especificidade em relação à concessão do visto para estágio. Isso inclui os documentos solicitados, sendo que alguns países exigem que você já tenha com contrato de trabalho formalmente assinado antes de ter o visto, enquanto outros são mais flexíveis em relação a isso.

Além disso, também há uma variação no tempo de duração do visto. Enquanto alguns têm a duração de apenas alguns meses, outros podem ser estendidos por até um ano.

Fato é que os EUA são um dos países mais concorridos e exigentes na hora de fornecer o visto para estágio. Também há variação entre os diversos países da Europa, apesar de que todos os que estão inseridos na União Europeia costumam ter processos bastante semelhantes.

Dê entrada no processo

Agora, basta iniciar o processo de solicitação de visto. Busque informações sobre as necessidades de cada um dos países, separe os documentos solicitados e preencha os formulários necessários. A partir disso, basta ir na embaixada da federação correspondente e iniciar o processo.

Quais os benefícios de realizar um estágio no exterior?

Existem diversos benefícios em realizar um estágio no exterior. Em primeiro lugar, esse tipo de experiência cria um diferencial diante do mercado, o que significa que abre portas para que você consiga uma boa vaga de emprego no futuro.

Além disso, você ainda é capaz de aprender um novo idioma e uma nova cultura. Dessa forma, volta para o Brasil com fluência em uma outra língua e diversas histórias relacionadas ás diferenças culturais ao redor do mundo. Ou seja, ganha uma grande bagagem de experiências para compartilhar, desenvolvendo diversas competências.

Portanto, conseguir um visto para estágio no exterior pode ser uma grande oportunidade para sua vida pessoal e profissional. Para isso, você pode contar com uma consultoria especializada. Essas empresas têm experiência com esse tipo de processo, facilitando a obtenção do visto.

Portanto, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com a BR-Visa e descubra como podemos ajudar você a conseguir essa oportunidade!

Fonte: Br-Visa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/09/2019
Aos 29 anos, Gaia Silva Gaede aposta em start ups e prepara nova geração de sócios [Gaia, Silva, Gaede Advogados]
17/09/2019
Com golfistas brasileiros, Taça do Presidente da República reúne jogadores do mundo todo em Portugal [Belas Clube de Campo - Lisbon Green Valley]
17/09/2019
Golden Visa por Fundos de Investimento: Principais Vantagens e Desafios [Atlantic Bridge Consulting & Investment]
17/09/2019
Atlantic Connection 2019 reuniu mais de 250 empresários que buscam o mercado internacional [Atlantic Hub]
17/09/2019
STF suspende processos que discutem o índice de correção do FGTS [Azevedo Neto Advogados]
17/09/2019
Instituto EDP abre inscrições do Edital 2020 para seleção de projetos sociais [EDP]